Os CONSELHOS TUTELARES DA ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO CARBONÍFERA (AMREC):

UMÁ ANÁLISE DAS CONDIÇÕES ESTRUTURAIS PARA GARANTIA DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

  • Ismael Francisco de Souza Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNESC
  • Márcia Cristina Ribeiro da Rosa Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNESC

DOI:

https://doi.org/10.29287/2318-2288.2019v8i2.p63-81

Palavras-chave:

Direito da Criança e do Adolescente. Conselhos Tutelares. Estrutura dos Conselhos.

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar a estrutura dos Conselhos Tutelares da região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera- AMREC, bem como se a falta de estrutura tem influência na efetividade no atendimento dos Conselhos Tutelares. Inicialmente, em seu corpo teórico, apresenta-se um breve relato sobre o Direito da Criança e do Adolescente, sua história e conquistas, em seguida discorre-se sobre o Conselho Tutelar, suas características, atribuições e seu caráter essencial no sistema de garantia de direitos.  As técnicas de pesquisa envolveram pesquisa documental, bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo foi realizada através de aplicação de um questionário com respostas objetivas, abrangendo os aspectos estruturais contemplados na resolução 170 do CONANDA. Percebe-se que os conselhos Tutelares da região da AMREC, apresentam diferenças entre si, tanto em sua estrutura, quanto em sua forma de se relacionar com a rede de atendimento, que implica nas ações deste órgão proteção aos direitos de criança e adolescentes.

Biografia do Autor

Ismael Francisco de Souza, Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNESC

Doutor em Direito – UNISC/RS. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Líder do Grupo de Pesquisa em Direito da Criança e do Adolescente e Políticas Públicas.

Márcia Cristina Ribeiro da Rosa, Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNESC

Especialista em Direito da Criança e do Adolescente -UNESC. Graduada em Psicologia -UNESC. Conselheira Tutelar.

Referências

ANDRADE, José Eduardo de. Conselho Tutelar: cem ou sem caminhos. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
BRAGAGLIA. Monica. Conselho Tutelar: Gênese, Dinâmica e Tendências. Canoas: Editora da Ulbra, 2002.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ ConstituicaoCompilado.htm>
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, Estatuto da Criança e do Adolescente, Senado Federal: Brasília, 1990.
CONANDA. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Resolução 170, 10 de dezembro de 2014. Disponível em: http://www.sedh.gov.br/clientes/sedh/.arquivos/.spdca/.arqcon/170resol.pdf. Acesso em: 14 dez. 2018.
CUSTÓDIO, André Viana. Teoria da proteção integral: pressuposto para compreensão do Direito da Criança e do Adolescente. Revista do Direito, v. 29, p. 22-43, 2008.
CUSTÓDIO, André Viana. Direito da Criança e do Adolescente. Criciúma: UNESC, 2009.
COSTA, Ana Paula Motta. Elementos que favoreceram e incidiram sobre a criação do Conselho Tutelar. In: BRAGALIA, Mônica; NAHRA, Clicia Maria Leite (Orgs). Conselho Tutelar: gênese, dinâmica e tendências. Canoas: Edulbra, 2002.
KONSEN, Afonso Armando. Conselho Tutelar, Escola e Família: parcerias em defesa do direito a educação. Disponível em: <http://www.mp.rs.gov.br/infancia/doutrina/id194.htm>. Acesso em: 17 abr. 2018.
RAMIDOFF, Mario Luiz. Direito da Criança e do Adolescente: Teoria Jurídica da Proteção Integral. Curitiba: Vicentina, 2008.
SÊDA, Edson. A criança e os princípios gerais: concepção da cidadania segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente. Rio de Janeiro: Edição Adês, 2004. Disponível em: www.edsonseda.com.br/acrianprin.doc. Acesso em: 19 abr. 2018.
SILVA, José Luiz Mônaco da. Estatuto da Criança e do Adolescente: Comentários. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1994.
SILVA, Maria Salete. Na Fronteira da Defesa de Direitos: A Capacidade de focalização dos Conselhos Tutelares de Santa Catarina, 2011.
SOUZA, Marli Palma. Crianças e Adolescentes: Absoluta Prioridade? Revista Katalysis, n. 2, Florianópolis, 1998.
SOUZA, Ismael Francisco de. Conselho Tutelar: do processo de participação popular à efetivação dos direitos de crianças e adolescentes. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano18, n.3820,16 dez.2013. Disponível em: http://jus.com.br/26154. Acesso em: 14 dez. 2017.
SOUZA, Ismael Francisco de; SOUZA, Marli Palma. Conselho Tutelar e a Erradicação do Trabalho Infantil. Criciúma, UNESC, 2010.
VERONESE, Josiane Rose Petry; SILVEIRA, Mayara. Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado: doutrina e Jurisprudência. São Paulo: Conceito Editorial, 2011.
VERONESE, Josiane Rose Petry. Os Direitos da Criança e do Adolescente. São Paulo: LTR Editora,1999.

Downloads

Publicado

2020-02-27

Edição

Seção

Artigos