v. 6 (2018): Suplemento 1 - Anais COEMCO

					Visualizar v. 6 (2018): Suplemento 1 - Anais COEMCO

É com grande satisfação que o VII Congresso Regional de Ensino Médico do Centro Oeste - VII COEMCO, lança os anais do congresso, resultado dos trabalhos apresentados no evento.
Após quatro anos decorridos do último congresso regional o VII COEMCO veio favorecer o encontro das escolas médicas locais propiciando a troca de saberes, práticas e experiências, tendo como objetivo final a formação médica em consonância com o preconizado pelas DCNs 2014.
Pensando no momento atual, quando vivenciamos mudanças sociais e culturais vertiginosas impulsionadas principalmente pelo desenvolvimento tecnológico, se faz necessário repensar o papel da escola buscando atender as demandas e necessidades da nova sociedade em formação. Neste sentido, a pesquisa acadêmica vem como um guia para direcionar e nortear o caminho das escolas médicas.
Com o tema “Inovações Tecnológicas no Ensino e Prática Médica”, os trabalhos abrangeram os seguintes eixos e temas:
1.Currículo e metodologias de ensino: avaliação do curso e da escola médica; avaliação de estudantes nos processos de ensino-aprendizagem; cenários de prática e integração à rede de serviços de saúde, hospitais de ensino; metodologias ativas de ensino; interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, atividades multiprofissionais e metodologia da pesquisa em educação médica.
2: Humanização, ética e profissionalismo: Gestão humanizada na educação médica; humanização e ética no ensino médico; cuidado humanizado ao paciente, família e sociedade; ética e profissionalismo na prática de saúde; Humanização em saúde pública.
3: Novas tecnologias aplicadas no ensino em saúde: tecnologia e inovação aplicada no ensino, pesquisa e extensão; simulação como técnica de aprendizagem; técnicas integrativas e atividades práticas no processo de aprendizagem; uso do conhecimento técnico-científico atualizado no processo de gestão de tecnologias em saúde na “era digital”
4: Saúde mental no ensino médico: sofrimento psíquico no trabalho e no ensino em saúde; estudante de medicina e saúde mental; políticas de saúde mental e dependência química; modelos de atenção psicopedagógico ao discente e docente, núcleo de acompanhamento e mentoring.
5: Gestão, formação de lideranças e compromisso social no ensino médico: ensino, pesquisa e extensão na área da saúde; formação de médicos e mercado de trabalho; pós-graduação lato e stricto sensu em educação médica; preceptoria / Supervisão e Formação Continuada; residência Multiprofissional; formação e desenvolvimento docente.

Agradecemos aos docentes, discentes e profissionais que contribuíram elaborando e apresentando suas pesquisas que estarão contribuindo para o fortalecimento do ensino médico no Centro Oeste brasileiro.

Direção Regional da ABEM centro oeste
Comissão Local do VII COEMCO.
UniEVANGÉLICA, Anápolis/ Goiás.

 

Publicado: 2018-08-16