Motivos da falta de adesão da vacinação contra o HPV entre adolescentes na prevenção do câncer de colo do útero

Autores

  • Ana Clara Oliveira Leonel
  • Bruna Lopes Carneiro
  • Laísa Ferreira Inohona
  • Marina Ferreira Bessa
  • Sarah Silvestre Borges
  • Yasmine Fernandes Marques
  • Cecília Magnabosco Melo

Palavras-chave:

vacinação; colo do útero; HPV; adesão; prevenção.

Resumo

Os fatores responsáveis pela recusa à imunização contra o HPV corroboram para uma maior vulnerabilidade da saúde da mulher e para a propagação do vírus. A seleção dos artigos foi baseada na pergunta norteadora: “Quais são os motivos da falta de adesão da vacinação contra o HPV entre os adolescentes na prevenção do câncer de colo do útero?”. Os descritores usados foram vacinação, colo do útero e HPV, sendo eles conferidos nos Descritores em Ciências da Saúde (DESCs), foram utilizadas as seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde Brasil (BVS BRASIL) e do Google Acadêmico; foram incluídos artigos entre 2018 a 2022, em português (Brasil), textos completos disponíveis sendo excluídas as revisões de literatura. Os estudos apontaram: o preconceito paternal em relação à vacina, questões socioculturais, diferenças socioeconômicas regionais, o medo de efeitos colaterais, o desconhecimento acerca da vacina, do vírus e da campanha vacinal contra o HPV como os principais motivos da baixa adesão vacinal. Dessa forma, urge que medidas sejam tomadas para aumentar a adesão da vacinação, por meio de campanhas públicas em escolas e locais de trabalho, e visitas a comunidades carentes com o objetivo de abranger todas as faixas etárias e posições socioeconômicas.

Referências

AVELINO, J.P; RODRIGUES, T.S; SOUSA, I.D.B. Análise da vacinação contra o HPV em uma capital do nordeste do Brasil. Revista Uningá Journal, v. 58, p.1-8, 2021.
CALUMBY, R. J. N. et al. Papiloma Vírus Humano (HPV) e neoplasia cervical: importância da vacinação. Brazilian Journal of health Review, v. 2, n. 2, p. 1610-1628, 2020.
GONÇALVES, V. A. et al. Imunização contra o vírus do papiloma humano: taxa de adesão, abstenção e conclusão do esquema de vacinação. Rev. APS, v. 23(3), p. 569 – 577, 2020.
MIRANDA, E.F. et al. Pesquisa em saúde e ambiente na Amazônia: perspectivas para sustentabilidade humana e ambiental na região. 1.ed. Guarujá – SP, 2021.
MOURA, A. B. F.; TEIXEIRA, A. B. Avaliação do conhecimento e adesão de estudantes à vacina hpv em uma escola pública no interior do Ceará. Cadernos ESP, v .13, n. 1, p. 67-74, 2019.
OLIVEIRA, R. A. D. et al. Barreiras de acesso aos serviços em cinco Regiões de Saúde do Brasil: percep-ção de gestores e profissionais do Sistema Único de Saúde. Cadernos de saúde Pública, v. 35, n. 11, p. 1- 13, 2019.
PADILHA, A. R. N. et al. Motivos de pais e responsáveis para a não adesão à vacinação contra o Papiloma-vírus Humano: Revisão de Escopo. Research, Society and Development, v. 11, n. 1, 2022.
SANTOS, M. A. P. et al. Desconhecimento sobre a campanha de vacinação contra o HPV estre estudan-tes brasileiros: uma análise multinível. Ciência e Saúde Coletiva, v. 26(12), p. 6223-6234, 2021.
SIMÕES, V.S.; NUNES, P.C. Adesão e impacto da campanha de vacinação contra o vírus do papiloma hu-mano (HPV) sobre a saúde da população feminina através de uma análise comparativa das regiões norte e sudeste do Brasil. Clinical and Biomedical Research, v. 42, n. 1, p.21-26, 2021.
TSUCHIYA, T.C. et al. O câncer de colo de útero no Brasil: uma retrospectiva sobre as políticas públicas voltadas à saúde da mulher. J Bras Econ Saúde, v. 9, n. 1, p. 137-147, 2017.
ZANINI, N.T. et al. Motivos para recusa da vacina contra o Papilomavírus Humano entre adolescentes de 11 a 14 anos no município de Maringá – PR. Revista Brasileira de Medicina Família Comunidade, v. 12, n. 39, p.1 – 13, 2017.

Downloads

Publicado

2022-11-22

Edição

Seção

RESUMOS - Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente