Gestação em situação de rua: os embates e o papel da assistência em saúde

Autores

  • Ana Lara Pericole Lacerda
  • Rafaela de Souza Taveira
  • Cristiana Marinho de Jesus França
  • Fábio Fernandes Rodrigues
  • Francielle Nunes de Azevedo Romanowski
  • Rúbia Mariano da Silva

Palavras-chave:

gestação; situação de rua; vulnerabilidade; atenção básica

Resumo

O fatídico cenário vivenciado por gestantes em situação de rua no Brasil representa uma realidade marcada pela exposição a diversas formas de violência e pela luta pela sobrevivência. A gestação nessas condições de vulnerabilidade não encontra condições requeridas para o exercício da maternidade e a garantia de demais direitos básicos, haja vista a ausência de amparo por políticas públicas e o estabelecimento dos obstáculos enfrentados durante esse período. O presente estudo se deu a partir das bases de dados: Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Acadêmico, com associação dos descritores "gestação", “mulheres”, “situação de rua”, “Atenção Primária à Saúde” e “Brasil”, bem como o operador booleano “AND”. Foram analisados 19 artigos, publicados entre o período de 2012 a 2022. Foram excluídos aqueles que não se encontravam em domínio público e que não vinham ao encontro dos objetivos propostos por este trabalho. Objetivou-se analisar o acesso à saúde de gestantes em situação de rua no Brasil, bem como as dificuldades enfrentadas por elas nesse período. Assim, o cuidado e a garantia dos direitos dessas mulheres e dos filhos se tornam complexos e, frequentemente, ações de diversos setores reforçam o ciclo marcado por dificuldades na atenção a essas mulheres que vivem entre a rua, abrigamento, gravidez e perda da guarda da criança. Por fim, ainda que na presença de políticas públicas e ações voltadas a esse recorte populacional, a gama de desafios para acessá-las impede a garantia de direitos basilares.

Referências

ALMEIDA, A. V. A. Roda de conversa – uma estratégia de promoção em saúde para as gestantes que vivem em situação de rua. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Centro de ciências da saúde. Departamento de enfermagem. Florianópolis, 2014.

ARAÚJO, A. S. et al. O contexto da gestante na situação de rua e vulnerabilidade: seu olhar sobre o pré-natal. Rev Enferm. UFPE on line, v.11, n. 10, p.4103-10, 2017.

BARROS, K. C. C. et al. Healthcare experiences of homeless pregnant women. Rev Rene. 2020.

COSTA, S. L. et al. Gestantes em situação de rua no município de Santos, SP: reflexões e desafios para as políticas públicas. Saúde Soc. São Paulo, v.24, n.3, p.1089-1102, 2015.

FAUSTINO, L. S. S. Direitos das gestantes em situação de rua e a proteção à criança. Conteudo Juridico, Brasilia-DF: 30 jul 2020.

GOMES, R. S. et al. Direito à convivência familiar e comunitária e à maternidade das mulheres em situa-ção de rua. Edição Especial “II Mostra Científica do Curso de Bacharelado em Serviço Social” , Cader-no Humanidades em Perspectivas, Curitiba, v. 5, n. 11, p. 126-131, 2021.

JORGE, C. F.; RICCI, E. C. Mulheres em situação de rua: uma perspectiva de cuidado singularizado, terri-torial e intersetorial. Revista de Psicologia da UNESP, v.19 (especial), 2020.

MIRANDA, J. R. Conflito e ambiguidade nas regras: reflexões sobre a materialização do atendimento a mulheres gestantes em situação de rua. Implementação de Políticas Públicas. ENEPCP Anais. Universi-dade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.

MOREIRA, T. A. S. et al. Sobre “ser mulher e mãe” em situação de rua: invisibilidade na sociedade brasi-leira. Revista da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, v.47, n.19, p.121 - 137, 2021.

ROCHA, A. P. M. et al. Cuidado em saúde prestado às mulheres em situação de rua. Revista Eletrônica Acervo Saúde | ISSN 2178-2091. Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana - BA, 2022.

SILVA, L. N. et al. Experiência de gravidez e aborto em crianças, adolescentes e jovens em situação de rua. Ciência & Saúde Coletiva, v.23, n.4, p.1055-1066, 2018.

Downloads

Publicado

2022-11-22

Edição

Seção

RESUMOS - Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente