Diferenças cognitivas entre pessoas letradas a infância e letradas tardiamente

Autores

  • Gabriela Aimée Guimarães
  • Lígia Narciso Soares do Amaral
  • Bianca Gonçalves Rodrigues
  • Beatriz Araújo Costa Simões
  • Catarina de Angelis Queiroz
  • Claudinei Sousa Lima

Palavras-chave:

Concept Formation, Literacy, Cognition, Aging, Neuropsychology, Human Development, Educational Measurement

Resumo

 

 A presente análise é uma mini revisão integrativa da literatura que tem como objetivo identificar se existem diferenças cognitivas entre pessoas alfabetiza-das na infância e pessoas alfabetizadas tardiamente, na fase adulta. Foram utiliza-dos cinco artigos escolhidos da plataforma Scientific Electronic Library Online (Sci-ELO) utilizando combinação de descritores. Os resultados encontrados foram in-conclusivos, uma vez que houveram evidências de que a idade de alfabetização in-fluenciava no desenvolvimento cognitivo, mas também houveram evidências de que existem outros fatores mais relevantes nesse desenvolvimento, como qualidade e tempo de estudo, incentivo do meio e situação econômica familiar 

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Publicado

2022-06-06

Edição

Seção

RESUMOS - Neurociências