Relato de experiência: adolescentes, drogadição e como o ensino em saúde pode contribuir
Palavras-chave:
Educação em saúde. Adolescente. Drogadição. Pandemia. COVID-19.Resumo
A Educação em saúde pode ser definida como um processo de construção de conhecimentos e visa a promoção de saúde e desenvolvimento de autonomia dos sujeitos. A drogadição é considerada um problema de saúde pública, com relevância na adolescência e objeto de abordagem a este púbico. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência dos acadêmicos do terceiro período do Curso de Medicina em uma ação de Educação em Saúde realizada com o público-alvo adolescente. Trata-se de um relato de experiência de uma ação educativa proposta pelo módulo de Medicina de Família e Comunidade, da Universidade Evangélica de Anápolis, UniEVANGÉLICA. A ação foi desenvolvida em uma escola municipal em Anápolis, Goiás (GO), na perspectiva da metodologia do Arco de Maguerez. Tratou da temática “Promoção à Saúde e Prevenção quanto ao uso de drogas na adolescência” Participaram do trabalho cerca de 25 adolescentes, das turmas de 7º e 8º ano do ensino fundamental II. A intervenção foi realizada por meio de uma roda de conversa. A ação despertou o interesse do público-alvo, possibilitou o compartilhar de experiências e identificação de fatores que contribuem para o uso de drogas, bem como as possibilidades de prevenção e superação. A Educação em Saúde participativa contribui para a prevenção do uso de drogas na adolescência ao possibilitar reflexão e incentivar a aquisição de habilidades para a vida.
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