Relato de experiência: adolescentes, drogadição e como o ensino em saúde pode contribuir

Autores

  • Guilherme Di Clemente e Silva
  • Arthur de Oliveira Bitencourt Alvarenga
  • Carlos Eduardo Gomes Leal
  • Luiza Bernardes Costa de Carvalho
  • Maria Júlia Travassos
  • Dayse Vieira Santos Barbosa
  • Júlia Maria Rodrigues de Oliveira
  • Cecília Magnabosco Melo
  • Talita Braga

Palavras-chave:

Educação em saúde. Adolescente. Drogadição. Pandemia. COVID-19.

Resumo

A Educação em saúde pode ser definida como um processo de construção de conhecimentos e visa a promoção de saúde e desenvolvimento de autonomia dos sujeitos. A drogadição é considerada um problema de saúde pública, com relevância na adolescência e objeto de abordagem a este púbico. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência dos acadêmicos do terceiro período do Curso de Medicina em uma ação de Educação em Saúde realizada com o público-alvo adolescente. Trata-se de um relato de experiência de uma ação educativa proposta pelo módulo de Medicina de Família e Comunidade, da Universidade Evangélica de Anápolis, UniEVANGÉLICA. A ação foi desenvolvida em uma escola municipal em Anápolis, Goiás (GO), na perspectiva da metodologia do Arco de Maguerez. Tratou da temática “Promoção à Saúde e Prevenção quanto ao uso de drogas na adolescência” Participaram do trabalho cerca de 25 adolescentes, das turmas de 7º e 8º ano do ensino fundamental II. A intervenção foi realizada por meio de uma roda de conversa. A ação despertou o interesse do público-alvo, possibilitou o compartilhar de experiências e identificação de fatores que contribuem para o uso de drogas, bem como as possibilidades de prevenção e superação. A Educação em Saúde participativa contribui para a prevenção do uso de drogas na adolescência ao possibilitar reflexão e incentivar a aquisição de habilidades para a vida.

Referências

ADADE, M.; MONTEIRO, S. Educação sobre drogas: uma proposta orientada pela redução de danos. Educação e Pesquisa, v. 40, n.1, p. 215-230, 2014.

BALHARA, Y. P. et al. Impact of lockdown following COVID-19 on the gaming behavior of college students. Indian Journal of Public Health, v. 64, p. 172-176, 2020.

CANOLETTI, B.; SOARES, C. B. Drug consumption prevention programs in Brazil: analysis of the scientific production from 1991 to 2001. Interface: comunicação, saúde, educação, v.9, n.16, p.115-129, 2005.

FEGERT, J. M.; et al. COVID19 pandemie: kinderschutz list systemrelevan. Deutsches Arzteblatt, v. 117, n.14, p. 703-706, 2020.

GALDURÓZ, J. C. F. et al. Fatores associados ao uso pesado de álcool entre estudantes das capitais brasileiras. Revista de Saúde Pública, v. 44, n. 2, p. 267-273, 2010.

JORGE, M. S. B.; et al. Representações sociais das famílias e dos usuários sobre participação de pessoas com transtorno mental. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 42, n. 1, p. 135-142, 2008.

KIRÁLY, O. et al. Preventing problematic internet use during the COVID-19 pandemic: Consensus guidance. Comprehensive Psychiatry, v. 100, p. e-152180, 2020.

KRISTJANSSON, A. L. et al. Development and Guiding Principles of the Icelandic Model for Preventing Adolescent Substance Use. Health Promotion Practice, v. 21, n. 1, p. 62-69, 2020.

LATGÉ, P. K.; ARAUJO, D. N.; JUNIOR, A. G. S. Comunicação, educação e vigilância popular em saúde em tempos de COVID-19 – a experiência das comunidades de Niterói, RJ. APS em Saúde, v. 2, n. 2, p. 122-127, 2020.

LOADES, M. E. et al. Rapid Systematic Review: The Impact of Social Isolation and Loneliness on the Mental Health of Children and Adolescents in the Context of COVID-19. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, v. 59, n. 11, p. 1218-1239, 2020.

MASSON, L. N. et al. A educação em saúde crítica como ferramenta para o empoderamento de adolescentes escolares frente às suas vulnerabilidades em saúde. Revista Mineira de Enfermagem, v. 24, p. e-1294, 2020.

MCGOLDRICK, M.; CARTER, B. Advances in coaching: family therapy with one person. Journal of Marital and Family Therapy, v. 27, n. 3, p. 281-300, 2001.

MILIAUSKAS, C. R.; FAUS, D. P. Saúde mental de adolescentes em tempos de Covid-19: desafios e possibilidades de enfrentamento. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 30, n. 4, p. e-300402, 2020.
SILVA, L. A. R. et al. O arco de maguerez como metodologia ativa na formação continuada em saúde. Revista Interface Científica - Educação, v. 8, n. 3, p. 41-54, 2020.

Downloads

Publicado

2022-06-06

Edição

Seção

RESUMOS - Educação em Saúde