Os impactos do uso de telas no neurodesenvolvimento infantil

Autores

  • Anna Laura Silva Oliveira
  • Brunno Sena Bisinoto
  • Matheus Hernandes Vieira Vaz
  • Pablo Ricardo França
  • Rafael Schults de Farias
  • Thiago Schults de Farias
  • Marcela Andrade Silvestre

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Neurodesenvolvimento, Mídia audiovisual, Aplicativos móveis, Tempo de exposição

Resumo

Após o advento da internet, na década de 60, a tecnologia tornou-se símbolo de evolução, sendo incorporada, gradativamente, à rotina mundial. Concomitantemente a ampliação do acesso à internet e às transformações de um mundo globalizado, diversos grupos etários foram introduzidos nesse paradigma, como descendentes de uma era particularmente digital. Grande parte da rotina das crianças e jovens é vivida nas tecnologias e na internet, o que representa, por vezes, um consumo abusivo que pode interferir diretamente na saúde e no desenvolvimento pessoal. Assim, a partir da impossibilidade de uma análise desvinculada entre a criança, a internet e o processo de desenvolvimento, o presente estudo apresenta como questão norteadora: “Quais são as consequências do uso de telas no neurodesenvolvimento infantil?”. O presente estudo refere-se a uma revisão integrativa de literatura, fundamentada na análise de artigos originais já existentes, obtidos mediante a consulta nos bancos de dados: US National Library of Medicine (PubMed), Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Google Acadêmico e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). De forma geral, os achados sugerem que interatividade, conteúdo, acesso controlado, em faixa etária oportuna e com a finalidade correta podem ser fatores mais importantes a serem considerados do que simplesmente o ‘‘tempo de tela’’, o que reforça a importância da qualidade do uso das mídias interativas por crianças pequenas. Por fim, embora o conhecimento prévio aponte para uma possível desvantagem do uso precoce de tecnologias na infância, é certo que a temática não está totalmente elucidada, visto que, em determinadas condições, a tecnologia se apresenta como aliada ao desenvolvimento infantil

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Publicado

2021-11-24

Edição

Seção

RESUMOS - Neurociências