A humanização na assistência à saúde: uma revisão histórica da literatura

Autores

  • Isabela Perin Sarmento Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA
  • Rebecca Perin Sarmento
  • Kálita Oliveira Lisboa
  • Giovanna Garcia Manso
  • Vitória Rezende Megale Bernardes
  • Hígor Chagas Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-9868.2021v9i2.p78-87

Palavras-chave:

Humanização da Assistência Hospitalar; Educação em Saúde; Políticas Públicas de Saúde; Empatia.

Resumo

Introdução: No Brasil, o ambiente do serviço de saúde vive um paradoxo no que tange o relacionamento da medicina com a humanização e a empatia. Pode-se perceber o crescimento de um movimento em busca da modificação desta realidade. Objetivo: Analisar e revisar a história da humanização nos cuidados médicos, destacando as questões éticas e legislativas, bem como evidenciar a realidade e os desafios para a sua implementação. Método: Revisão integrativa da literatura sobre “humanização na medicina”. Foram selecionados 17 artigos, publicados entre 2010 e 2021. Resultados: Observa-se o início das politicas de saúde com aspectos humanísticos a partir dos anos 60 com a atenção à saúde da mulher. A virada do século foi considerada histórica ao se implementar a Política de Humanização do Ministério da Saúde. Percebeu-se que era necessário um maior contato do estudante com o paciente para desenvolver uma maior empatia e sensibilidade e assim nasceram estratégias como o método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e muitas outras como o uso da sétima arte, monitorias e formas diferentes de anamnese. Conclusão: As diretrizes curriculares se ajustaram à nova realidade promovendo a visão holística do paciente bem como as políticas públicas. A questão atual é buscar a melhor forma de mudar o comportamento dos alunos de forma efetiva. A mudança do ensino tradicional para o método ABP associado à busca pelas novas estratégias de ensino mescladas com o que era antigo, mas funcional, faz do acadêmico de hoje um ser protagonista da sua própria formação. Faz-se necessário pesquisas constantes em ambos os ambientes de ensino em prol de se metrificar a evolução dos alunos em relação à empatia dentro da medicina.

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Publicado

2021-12-27

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO