Educação Médica no Brasil: Barreiras à Implementação do Ensino Online em Tempos de Pandemia

Autores

  • Leonardo Patrick Figueredo Universidade Federal de Uberlândia
  • Layanne Cintra Soares Universidade Federal de Uberlândia
  • Luiza Ferreira Barros Universidade Federal de Uberlândia
  • Gabryella Londina Ribeiro Lima Universidade Federal de Uberlândia
  • Stefan Vilges de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-9868.2020v8i2.p138-148

Palavras-chave:

Pandemias, Educação Médica, . Educação a Distância

Resumo

Introdução: Com a pandemia gerada pela COVID-19, tornou-se necessária a rápida implementação do ensino online para dar continuidade ao aprendizado pelas escolas médicas. A transição para o ensino remoto depende da democratização ao acesso às plataformas digitais e das habilidades técnicas e pedagógicas dos docentes e discentes que assegurem a interação social e o diálogo acadêmico. Objetivos: Detalhar os desafios presentes na implementação do ensino online na educação médica no Brasil. Métodos: Foi realizada uma revisão da literatura nas bases de dados PubMed e SciELO no período de 2015 a 2020. Resultados/Discussão: Foram selecionados 22 artigos, os quais agregaram à fundamentação teórica da revisão. A discussão foi formada a partir do detalhamento das barreiras à implementação do ensino online, a exemplo dos diferentes contextos socioeconômicos e socioespaciais em que os estudantes de medicina estão inseridos em relação ao acesso digital. Fatores como os altos níveis de ansiedade e estresse, o analfabetismo digital e a falta de autodisciplina dos alunos prejudicam o aprendizado na educação a distância. Foi destacado que os docentes necessitam aprimorar suas competências: gerenciais, pedagógicas e sociais para que haja uma formação dialogada e crítica dos estudantes. Na educação médica, as disciplinas que envolvem habilidades clínicas e aulas laboratoriais são difíceis de serem adaptadas ao aprendizado à distância, pois muito se perde na ausência de experiências práticas. Conclusões: Nota-se que entender essas limitações é essencial para oferecer o ensino online de forma democrática e resolutiva, possibilitando a continuidade da formação médica.

Biografia do Autor

Leonardo Patrick Figueredo, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Medicina - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Layanne Cintra Soares, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Medicina - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Luiza Ferreira Barros, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Medicina - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Gabryella Londina Ribeiro Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Medicina - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Stefan Vilges de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

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Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO