A importância de atividades educativas sobre insônia na adolescência: um relato de experiência

  • Débora Borges de Oliveira Silva
  • Eduardo Henrique Mendes Rezende
  • Guilherme do Vale Bessa
  • Kamylla Borges Santos
  • Miguel Carlos Azevedo Cruz
  • Constanza Thaise Xavier Silva

Resumo

RESUMO: A insônia é caracterizada como um distúrbio de sono que se define por dificuldade para iniciar ou manter o sono ou por uma percepção de um sono não reparador, podendo ser classificada em primária ou secundária. Seu diagnóstico é dado de forma simples, apenas por abordagem clínica, baseando-se, então, em uma anamnese voltada para esse transtorno do sono. Apesar de a insônia ser relatada como um transtorno de incidência global, que causa piora na qualidade de vida, existem poucos dados epidemiológicos da insônia em adolescentes brasileiros, uma vez que esse assunto ainda não é muito abordado. Diante disso, o estudotem por objetivo descrever a importância de se realizar atividades educativas relacionadas à insônia em adolescentes além de relatar a experiência de uma atividade educativa para alunos do sexto ao oitavo ano do ensino fundamental 2 no Colégio Couto Magalhães, uma instituição particular da cidade de Anápolis-GO, em que se foi detectado, por meio de questionários realizados a 27 alunos, a incidência de insônia nesse grupo. Dessa maneira, colocando o Arco de Maguerez em prática, realizamos uma atividade educativa sobre a insônia em adolescentes para os estudantes do mesmo colégio que foi feita a pesquisa. Tal ação foi desenvolvida a fimde compreender melhor as causas das insônias naqueles jovens e, partindo desse ponto, foi apresentada a temática para os jovens com sugestões de maneiras para melhorar a qualidade do sono, de forma individualizada. Ao final, ficou claro a importância da realização de ações educativas voltadas para essa temática visto que a insônia costuma ser um sinal de alerta para problemas mais sérios como violência sexual, bullying, uso de drogas, depressão e agressão familiar o que pode afetar diretamente no processo de ensino-aprendizagem e na saúde dos escolares. Por conseguinte, o público alvo demonstrou grande interesse em participar e expressaram um feedback positivo quanto ao conhecimento adquirido. Dessa forma, simplesatividades como essas podem significar grande aumento da qualidade de vida, sendo a principal função do médico na sociedade: trazer bem-estar para seu paciente.
Publicado
2020-06-22
Seção
RESUMOS - Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente