Ação educativa e lúdica em um centro municipal de Educação infantil: higiene bucal no contexto da alimentação saudável

Autores

  • Mariana Lima Silva
  • Mariana Silveira Abadia
  • Luiza Cividanes Homsi
  • Arthur Campos Ferreira
  • Vinicius Dias de Oliveira
  • Júlia Maria Rodrigues de Oliveira

Palavras-chave:

Higiene bucal. Desenvolvimento infantil. Dieta saudável.

Resumo

Introdução: A relação entre uma boa higiene bucal e uma alimentação saudável é evidente uma vez que as doenças bucais podem ser evitadas através da diminuição da ingestão de alimentos doces, principalmente entre refeições. Além disso, a saúde bucal tem íntima relação com a saúde geral, pois a boca interage com diversas estruturas do corpo. Sendo assim, é de suma importância a higiene bucal adequada devido a esta ser a prática mais eficaz para a prevenção da cárie dentária, uma das doenças bucais mais prevalentes no mundo. Diante do aumento da incidência de cárie dental e do consumo de alimentos ricos em açúcar em crianças em idade escolar, faz-se necessário a criação de medidas para controle e motivação da adequada higiene bucal. Objetivo: Relatar a experiência de discentes de Medicina em uma ação educativa sobre higiene bucal no contexto da alimentação saudável em um centro municipal de educação infantil da cidade de Anápolis, Goiás. Relato de experiência: A ação foi proposta pela disciplina de Medicina de Família e Comunidade do curso de Medicina do Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA. O tema da ação foi proposto pela preceptora da Estratégia de Saúde da Família João Luiz de Oliveira e ocorreu no dia 11 de novembro de 2018. Foi escolhido como local de realização o Centro Municipal de Educação Infantil Dona Jandira Freitas, que atende cerca de 180 crianças de 2 a 6 anos nos turnos matutino e vespertino. Pela manhã, as crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre higiene bucal e alimentação saudável através de um teatro lúdico sobre a forma correta da escovação dental, que também demonstrou os malefícios de uma alimentação rica em açúcar no desenvolvimento de cáries. Posteriormente, as crianças realizaram a escovação dental acompanhada pelos discentes, que presenteavam aqueles que seguiam as instruções passadas pelo teatro. Ao final da dinâmica, foi verificado que as crianças conseguiram assimilar os passos da escovação dental correta e entenderam os benefícios da alimentação saudável. Discussão: A saúde bucal não deve ser uma preocupação somente do profissional odontológico, visto que os profissionais de saúde devem abordar o indivíduo na sua integralidade.A escola é um espaço ideal para serem realizados programas de promoção de saúde para crianças, dado principalmente sua corresponsabilidade com a formação de valores e atitudes. A carta de Ottawa para promoção de saúde coloca como um dos principais pontos a educação, especialmente no sentido de oferecer mudança de hábitos e aceitação de novos valores. Evidencia-se, assim, a importância dessa ação educativa de promoção de saúde, uma vez que de fato contribui na prevenção de cárie em crianças, sendo elas a principal grupo de risco dessa doença. Conclusão: Baseado no que foi relatado, a dinâmica com as crianças levou a educação e a promoção da saúde dIntrodução: A relação entre uma boa higiene bucal e uma alimentação saudável é evidente uma vez que as doenças bucais podem ser evitadas através da diminuição da ingestão de alimentos doces, principalmente entre refeições. Além disso, a saúde bucal tem íntima relação com a saúde geral, pois a boca interage com diversas estruturas do corpo. Sendo assim, é de suma importância a higiene bucal adequada devido a esta ser a prática mais eficaz para a prevenção da cárie dentária, uma das doenças bucais mais prevalentes no mundo. Diante do aumento da incidência de cárie dental e do consumo de alimentos ricos em açúcar em crianças em idade escolar, faz-se necessário a criação de medidas para controle e motivação da adequada higiene bucal. Objetivo: Relatar a experiência de discentes de Medicina em uma ação educativa sobre higiene bucal no contexto da alimentação saudável em um centro municipal de educação infantil da cidade de Anápolis, Goiás. Relato de experiência: A ação foi proposta pela disciplina de Medicina de Família e Comunidade do curso de Medicina do Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA. O tema da ação foi proposto pela preceptora da Estratégia de Saúde da Família João Luiz de Oliveira e ocorreu no dia 11 de novembro de 2018. Foi escolhido como local de realização o Centro Municipal de Educação Infantil Dona Jandira Freitas, que atende cerca de 180 crianças de 2 a 6 anos nos turnos matutino e vespertino. Pela manhã, as crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre higiene bucal e alimentação saudável através de um teatro lúdico sobre a forma correta da escovação dental, que também demonstrou os malefícios de uma alimentação rica em açúcar no desenvolvimento de cáries. Posteriormente, as crianças realizaram a escovação dental acompanhada pelos discentes, que presenteavam aqueles que seguiam as instruções passadas pelo teatro. Ao final da dinâmica, foi verificado que as crianças conseguiram assimilar os passos da escovação dental correta e entenderam os benefícios da alimentação saudável. Discussão: A saúde bucal não deve ser uma preocupação somente do profissional odontológico, visto que os profissionais de saúde devem abordar o indivíduo na sua integralidade.A escola é um espaço ideal para serem realizados programas de promoção de saúde para crianças, dado principalmente sua corresponsabilidade com a formação de valores e atitudes. A carta de Ottawa para promoção de saúde coloca como um dos principais pontos a educação, especialmente no sentido de oferecer mudança de hábitos e aceitação de novos valores. Evidencia-se, assim, a importância dessa ação educativa de promoção de saúde, uma vez que de fato contribui na prevenção de cárie em crianças, sendo elas a principal grupo de risco dessa doença. Conclusão: Baseado no que foi relatado, a dinâmica com as crianças levou a educação e a promoção da saúde de forma simples e de fácil assimilação pelo público-alvo e se mostrou eficaz no sentido de ensinar a melhor forma de prevenção das cáries dentais. Por fim, a ação contribuiu também para formação acadêmica dos estudantes de medicina uma vez que estes devem possuir uma formação geral e humanista, com capacidade de atuação nos diferentes níveis de atenção, como ações de prevenção e promoção da saúde tanto no âmbito individual quanto no coletivo mantendo, assim, compromisso com a responsabilidade social.e forma simples e de fácil assimilação pelo público-alvo e se mostrou eficaz no sentido de ensinar a melhor forma de prevenção das cáries dentais. Por fim, a ação contribuiu também para formação acadêmica dos estudantes de medicina uma vez que estes devem possuir uma formação geral e humanista, com capacidade de atuação nos diferentes níveis de atenção, como ações de prevenção e promoção da saúde tanto no âmbito individual quanto no coletivo mantendo, assim, compromisso com a responsabilidade social.

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Publicado

2020-02-26

Edição

Seção

ANAIS I CAMEG