Diagnóstico Diferencial do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

  • André Lucas Seixas Macalão
  • Bruna Mendonça Silva
  • Edson José Pereira Junior
  • João Manoel Palmeira Ferrato Gomes
  • Mikaela Aires Martins Ribeiro
  • Paola Souza Manzi
  • Juliane Macedo
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista, Diagnóstico, Diagnóstico diferencial

Resumo

O transtorno do espectro autista (TEA) refere se a um atraso de neurodesenvolvimento caracterizado por déficits clinicamente significativos e persistentes na comunicação e nas interações sociais, bem como por padrões restritos e repentinos de interesse, comp ortamento e atividades . O presente trabalho tem por objetivo descrever os principais métodos de diagnóstico diferencial do TEA estabelecendo assim condutas amplas e precisas no diagnóstico deste transtorno Trata se de uma revisão integrativa de artigos col etados em plataformas do Public Medline (PubMed), Scientific Eletronic Library Online (Scielo), com a pesquisa dos descritores “Autism”, “Autism Diagnosis” e “Autism Comorbidities’’. Foram utilizados 20 artigos, nas línguas inglesa e portuguesa, com os ano s de publicação entre 2015 e 2019, com exceção de um artigo base publicado em 2000. Encontrou se como padrão ouro de diagnóstico diferencial de TEA, os métodos “The Autism Diagnostic Observation Schedule (ADOS)” e o “Autism Diagnostic Interview Revised (AD I R) in Clinical Settings”. Além desses, foram selecionados outros métodos, os quais também apresentaram alta eficiência diagnóstica: Autism Detection in Early Childhood (ADEC), Espectroscopia no Infravermelho Próximo, Teste do Gene Receptor de Ocitocina e o teste do miRNA.Conclui se que os métodos ADI R e o ADOS são os métodos de diagnóstico diferencial padrão ouro e, portanto, faz se necessária uma correlação entre ambos para se garantir uma conduta precisa e eficaz, bem como a importância de um diagnósti co precoce associado à aplicação desses testes, visando um melhor prognóstico para o paciente com TEA.

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Publicado
2019-07-02
Seção
RESUMOS - Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente