Medicina integrativa – as percepções dos médicos atuantes na atenção básica à saúde no município de Anápolis – Goiás.

Autores

  • Marina Nahas Dafico Bernardes Unievangélica
  • PABLINE MELO DE OLIVEIRA
  • MARLUCE MARTINS MACHADO DA SILVEIRA
  • VALTER LUIZ MOREIRA DE REZENDE
  • JORGE CECÍLIO DAHER JÚNIOR
  • MARIANA VIEIRA MARTINS SAMPAIO DRUMMOND
  • BEATRIZ CRISTINA EGÍDIO DE REZENDE
  • CAMILA CARVALHO DE MIRANDA

DOI:

https://doi.org/10.29237/2358-9868.2019v7i2.p61-71

Resumo

Analisar o conhecimento e as percepções dos médicos atuantes na Atenção Básica à Saúde (ABS), na Equipe de Saúde da Família (ESF), sobre a Medicina Integrativa (MI) e as Práticas Integrativas e Complementares (PIC’s) se faz imprescindível, para que mudanças sejam realizadas em prol da melhoria da atenção à saúde. A MI é uma estratégia adotada por vários países que enfrentaram um colapso em seu sistema de saúde. No Brasil, a realidade vivida é o domínio da MI pelos hospitais da rede privada e a falta de investimentos na rede pública, além do tímido desenvolvimento e inclusão dessa vertente no âmbito acadêmico e científico. Partindo do princípio da MI, como uma área da medicina reconhecida pelo Ministério da Saúde desde 2006, entender os motivos que estão levando a esse atraso na efetivação da MI, na percepção dos médicos, foi realizada esta pesquisa, utilizando-se de entrevistas qualitativas aplicadas a 10 médicos e questionários quantitativos a 43. Os resultados mostraram a falta de conhecimento por parte dos médicos sobre a MI e as PIC’s, decorrentes da ausência de contato com tal conteúdo na formação acadêmica e pela precária capacitação destes na ABS. Demonstrou, também, um descrédito por parte dos médicos no emprego das PIC’s, em virtude do reduzido número de evidências científicas. Entretanto, as PIC’s foram reconhecidas como estratégia de melhoria da qualidade do atendimento, fortalecimento da relação médico-paciente e redução dos custos, sendo expressos fortes anseios para a sua adoção.

Referências

1. OTANI, M. A. P; BARROS, N. F. A Medicina Integrativa e a construção de um novo modelo na saúde. Ciência & Saúde Coletiva. v.16, n° 3, p.1801-1811, 2011.
2. STEWART, M. et al. Medicina Centrada na Pessoa: Transformando o método clínico. 2ª edição. Editora ARTMED, 376p., 2010.
3. TESSER, C. D; SOUZA, I. M. C. Atenção Primária, Atenção Psicossocial, Práticas Integrativas e Complementares e suas Afinidades Eletivas. Saúde Soc. São Paulo, v.21, n°.2, p.336-350, 2012.
4. MINAYO, M. C. S. O Desafio do Conhecimento. In: MINAYO, M. C. S. (org.) Pesquisa Social: teoria e criatividade. 19. Ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
5. SIEGEL, P.; BARROS, N.F. Yoga e Saúde: o desafio da introdução de uma prática não-convencional no SUS [tese]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; 2010.
6. SALLES, S. A. C. A presença da homeopatia nas faculdades de medicina brasileiras: resultados de uma investigação exploratória. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, p. 283-290, 2008.
7. NATIONAL CENTER FOR COMPLEMENTARY AND INTEGRATIVE HEALTH. Reiki: In Depth. Disponível em: <https://nccih.nih.gov/health/reiki/introduction.htm>. Acesso em: 14 mai.2016.
8. LIMA, P. T. Medicina Integrativa. A cura pelo equilíbrio. 1° Ed. São Paulo: MG Editores, 2009.
9. SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE GOIÁS. Centro de Especialidades em Práticas Integrativas e Complementares (Cremic) - Antigo Hospital de Medicina Alternativa. Disponível em: http://www.saude.go.gov.br/page/112/centro-de-especialidades-em-praticas-integrativas-e-complementares-cremic-antigo-hospital-de-medicina-alternativa . Acesso em: 14 mai. 2016.
10. PEDROSA, I.C.F, CÔRREA, A.C.P, MANDÚ, E.N.T. Influências da infraestrutura de centros de saúde nas práticas profissionais: percepções de enfermeiros. Revista Ciências, Cuidado e Saúde. 2011 Jan/Mar; v.10, n.1, p.58-65.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS