A SIMULAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINOAPRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

  • Daiane Riva de Almeida Universidade Feevale
  • Cristine Hermann Nodari
  • Caren Mello Guimarães
  • Andreia Orjano Ribeiro Coutinho
  • Marta Rosecler Bez
Palavras-chave: Simulação; Educação em enfermagem; Aprendizagem; Tecnologia educacional.

Resumo

A simulação como metodologia de ensino-aprendizagem é um instrumento potencialmente transformador da prática formativa em saúde, atentando para a formação de profissionais mais qualificados, produzindo competência técnica, ética e política para o enfrentamento dos problemas de saúde nos quais estejam inseridos. Diante disso, este estudo objetiva analisar a utilização da simulação como estratégia de ensino-aprendizagem em enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, a partir de publicações científicas indexadas nas bases de dados on-line Lilacs, Pubmed e Rev Enf., no período de 2010 a 2016. Seguindo os critérios de busca, a amostra foi composta por 39 artigos científicos, predominando artigos no idioma inglês (56%), sendo sua maioria publicada em periódicos internacionais, 59% (23), e 41% (16) publicados em periódicos nacionais. Os resultados demostraram que a maioria dos estudos utilizou a simulação com manequins de alta fidelidade no processo de ensino de enfermagem para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades técnicas. Os 39 artigos estudados foram categorizados em três temas principais, conhecimento e habilidades; segurança do paciente e autoconfiança; pensar criticamente e refletir a prática. A partir da análise desses estudos, concluiu-se que a simulação é uma metodologia ativa que contribui no ensino-aprendizagem de enfermagem, pois dinamiza o ensino através de estratégias inovadoras que possibilitam promover a autonomia, a competência cognitiva e a psicomotora dos estudantes. A simulação é um recurso educacional capaz de promover um novo paradigma em relação ao ensino tradicional.  

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Publicado
2018-12-21
Seção
REVISÃO DE LITERATURA