AÇÃO EDUCACIONAL PARA CONTROLE DA GLICEMIA SANGUÍNEA: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA

Autores

  • Leticiane Teixeira Castro Universidade Federal do Maranhão -UFMA
  • ILKA KASSANDRA PEREIRA BELFORT Universidade Aberta do SUS - UNA-SUS/UFMA
  • Sally Cristina Moutinho Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.29237/2358-9868.2018v6i2.p31-39

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus; Educação em saúde; Glicemia

Resumo

Objetivo: Avaliar a efetividade de um processo de intervenção em saúde, baseado em estratégias de ações educativas e aconselhamento medicamentoso, para o controle glicêmico de pessoas com diabetes mellitus do tipo 2. Métodos: Estudo de intervenção em saúde com usuários de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de uma capital do Nordeste brasileiro. Foram selecionadas 44 pessoas com diabetes tipo 2, inseridos em um programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF). As ações intervencionais envolveram equipe multiprofissional, com realização de atividades educativas, visitas domiciliares e acompanhamento ambulatorial. Para análise dos resultados utilizou-se a análise descritiva e estatística (por meio do teste T de Student), para comparação da concentração glicêmica pré e pós-intervenção. Resultados: O grupo apresentou média de idade de 62,5 anos e todos apresentavam co-morbidades como, por exemplo, hipertensão (68,2%), dislipidemia (100%) e obesidade (27,3%). Verificou-se que 86,4% são sedentários e 54,6% possuem ensino fundamental incompleto. A média da glicemia de jejum pré e pós intervenção foi 161,3 (±89,5) e 145,05 (±76,4), respectivamente, apresentando-se estatisticamente significativo (p<0,002). Conclusão: Constatou-se uma contribuição positiva das atividades desenvolvidas em relação ao cuidado e ao controle da glicemia, tornando-se potenciais modificadores da realidade dos usuários, principalmente no que diz respeito aos fatores de risco cardiovascular.

Biografia do Autor

Leticiane Teixeira Castro, Universidade Federal do Maranhão -UFMA

Especialista em Educação. Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Maranhão (2014) , curso-tecnico-profissionalizante pelo Instituto Federal do Maranhão (2009) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Aprovação (2005) .

Sally Cristina Moutinho Monteiro

Farmacêutica-Bioquímica. Mestrado (2001) e Doutorado (2005) em Biociências e Biotecnologia Aplicada a Farmácia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Especialista em Farmácia Clínica pela Associação dos Farmacêuticos de Ribeirão Preto/SP (2010). Concluiu o programa de Especialização do Instituto Regional FAIMER - Brasil (2014) pela Universidade Federal do Ceará e Foundation for Advancement of Medical Education and Research, com apoio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SEGTS) e Organização Panamericana da Saúde (OPAS). Especialista em Docência em Saúde (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Coordenadora do PET REDES Atenção Psicossocial - UFMA (2013 a 2015). Atualmente é Professora Adjunta de Bioquímica Clínica do Departamento de Farmácia, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Farmácia da UFMA, Membro do Comitê de Ética do Hospital Universitário da UFMA, Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto (PPGSAD) da UFMA, Pesquisadora do Banco de Tumor e DNA do Maranhão (BTMA) - UFMA e Coordenadora do PET-GRADUA-SUS/Farmácia - UFMA.

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Publicado

2018-12-21