Uso de álcool e déficit cognitivo em adolescentes Alcohol and cognitive impairment in adolescents

Autores

  • Iago Silva de Almeida
  • Lucas Rassi Garcia
  • Patrik Michel dos Anjos Silva
  • Paulo Victor Monteiro Quinan
  • Pedro José Menezes Cardoso
  • Andreia Moreira da Silva Santos
  • Juliane Macedo

Resumo

O consumo de substâncias psicoativas começa, geralmente, durante a adolescência, por volta dos 11 anos, o que torna o fato mais preocupante, visto que é uma época em que o desenvolvimento ainda é grande, estando sujeito a maiores alterações prejudicionais. Além disso, o consumo dessas substâncias vem aumentando significativamente entre os adolescentes, isso ocorre por alguns fatores sócio históricos como a industrialização e a urbanização, estando muitas vezes associado ao ambiente familiar. Este projeto visa observar a relação entre o uso de álcool precoce e alterações no desenvolvimento cognitivo dos usuários, através de testes específicos (Audit e D2 Teste de Atenção Concentrada). Os testes serão aplicados em alunos do 3º ano do ensino médio, em duas escolas, uma pública e uma particular, de Anápolis, Goiás. Com este levantamento pretende-se constatar os possíveis danos gerados pelo álcool nos adolescentes, podendo então melhor informar à sociedade quais são as possíveis consequências geradas por essa precocidade, além de fazer um levantamento epidemiológico do uso de álcool pelos adolescentes que estudam na região universitária de Anápolis, visto que o uso abusivo do álcool vem sendo uma hábito muito comum nessa faixa etária. Também será possível notar se existe alguma diferença significativa entre o consumo de álcool entre a escola pública e a particular, aumentando os estudos epidemiológicos à respeito do assunto.

Publicado

2016-01-29

Edição

Seção

RESUMOS - Neurociências