PERFIL DOS PROFESSORES DE ALUNOS AUTISTAS DE UMA ESCOLA DE ENSINO PRIVADO DO INTERIOR DO CEARÁ

Autores

  • Dorgival Barbosa dos Santos
  • Renata Fernandes de Matos Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-260X.2023v10i1.6257

Resumo

O autismo, também conhecido como transtorno do espectro autista (TEA), envolve uma série de alterações que se manifestam de forma precoce. Um comprometimento de atividades cognitivas e sociais são observadas nos indivíduos que apresentam TEA, o que interfere diretamente no seu aprendizado no âmbito escolar. Investigar o perfil dos professores que trabalha com esses alunos é assim essencial para se conhecer mais sobre os educando desse público. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é investigar o perfil dos professores de alunos autistas de uma escola privada. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa quali-quantitativa com professores de uma escola da rede privada do município de Iguatu, localizado no interior do estado do Ceará. A coleta de dados se deu mediante a aplicação de um questionário, sendo os dados expressos na forma de gráficos, quadros e nuvens de palavras. Pelas informações obtidas conclui-se que existe uma grande diversificação no perfil dos professores da escola investigada, o que engloba aspectos como a formação, a idade e o tempo de atuação na docência, o que contribui para que os alunos autistas vivam experiências diversificadas oriundas de cada educador.

Downloads

Publicado

2023-02-13

Como Citar

Santos, D. B. dos, & Matos, R. F. de. (2023). PERFIL DOS PROFESSORES DE ALUNOS AUTISTAS DE UMA ESCOLA DE ENSINO PRIVADO DO INTERIOR DO CEARÁ. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 10(1), 1–8. https://doi.org/10.37951/2358-260X.2023v10i1.6257