SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA: O DIFERENCIAL DE UMA EMPRESA SUCROALCOOLEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-260X.2020v7i2.4718

Resumo

No presente artigo tem-se por objetivo discorrer os conceitos de sustentabilidade corporativa e analisar a aplicabilidade de seus pilares e princípios em uma organização empresária atuante no setor sucroalcooleiro. O trabalho foi norteado pelo método dialético, com metodologias de pesquisa qualitativa e quantitativa, técnicas de buscas em fontes bibliográficas, estudo de caso, coleta de dados em documentos e entrevistas. Os resultados evidenciaram que a empresa desenvolve atividade econômica organizada com fundamentos em gestão integrada, políticas e práticas focadas nos aspectos econômico, social e ambiental, com o intuito de alcançar resultados em longo prazo e se preocupa em conquistar e manter clientes em ambientes internacionais, mediante colocação de produtos que atendam a uma clientela global exigente, em mercado competitiva e dinâmico. A análise e interpretação da situação patrimonial e de resultados foi efetivada no horizonte de dez anos, mediante comparação em três momentos, 2010, 2015 e 2020, com adoção de processos por análise evolutiva e indicadores econômico-financeiros, tipologia temporal e comparativa, envolvendo os aspectos estruturais, liquidez, rentabilidade, capital de giro e lucro líquido antes de juros e imposto de renda. O estudo confirma o crescente resultado, os destaques e prêmios auferidos, e as vantagens competitivas conquistadas pela empresa em virtude de seu adequado processo decisório, de políticas e práticas organizacionais compatíveis, com foco nos lucros de investimento em harmonia com a proteção e preservação do meio ambiente, valorização de empregados e atenção social.

Palavras-Chave: Organização econômica; Produção sustentável; Sucesso e longevidade.

Biografia do Autor

Helena Beatriz de Moura Belle, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Post-Doctor em Ciencias Jurídicas Y Garantías Constitucionales pela Universidad Nacional de La Matanza; doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), linha de pesquisa em Gestão e Políticas Educacionais; mestra em Engenharia de Produção com Ênfase em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina; especialista em Análise e Auditoria Contábil pela PUC Goiás, em Direito Empresarial e Advocacia Empresarial pela Universidade Anhanguera, em Direito Educacional pelo Centro Universitário Claretiano; Graduada em Ciências Contábeis e em Direito pela PUC Goiás. Professora na PUC Goiás; coordena grupo de pesquisa na Escola de Direito e Relações Internacionais na PUC Goiás, Grupo de Estudos em Direito Empresarial, linhas de pesquisas com os títulos de Função Social da Empresa e seu Ethos Multifacetado e A efetividade dos Institutos de Recuperação e de Falência; coordena Curso de graduação em Direito; consultora Ad Hoc.

Matildes José de Oliveira, Faculdade Evangélica de Goianésia

Mestra em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás); Especialista em Análises e Auditoria Contábil pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e em Docência Universitária (UEG); Graduada em Ciências Contábeis pela PUC Goiás, em Administração pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Licenciada em Pedagogia pela UNIFACVEST; Coordenadora de Ensino e Aprendizagem pela Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG), mantida da Associação Educativa Evangélica; Professora de pós-graduação e graduação em Ciências Contábeis e Administração; professora nas disciplinas específicas de Ciências Contábeis e Administração, orientadora de trabalho de curso e estágios; Membro no Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis).

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Belle, H. B. de M., & Oliveira, M. J. de. (2020). SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA: O DIFERENCIAL DE UMA EMPRESA SUCROALCOOLEIRA. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 7(2), 1–21. https://doi.org/10.37951/2358-260X.2020v7i2.4718