Modelagem Matemática Das Curvas De Secagem De Sementes De Maracujá ‘Brs’ Pérola Do Cerrado’

Autores

  • Deyner Damas Aguiar Silva Instituto Federal Goiano
  • Igor Leonardo Vespucci Universidade Federal de Goiás
  • Ivano Alessandro Devilla Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i2.p99-107

Resumo

o processo de secagem tem papel significativo nas perdas da qualidade do produto, uma vez que seu manejo incorreto ocasiona deterioração do produto, ao longo do armazenamento. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi a determinação e modelagem matemática das curvas de secagem de sementes de maracujá ‘BRS’ Pérola do Cerrado. Foi utilizado o programa computacional Statistica versão 13.0, para ajuste dos modelos utilizados. Foram feitas análises de regressão não linear, pelo método Gauss-Newton. O grau de ajuste de cada modelo considerou a magnitude do coeficiente de determinação, a magnitude do erro médio relativo e do desvio-padrão da estimativa. O tempo necessário para a secagem das sementes de maracujá ‘BRS’ Pérola do Cerrado até o teor de água de equilíbrio com o ar ambiente foi de 8; 6,5 e 6 horas, para as temperaturas de 30; 40 e 50 °C, respectivamente, evidenciando que o tempo requerido para a secagem dessas sementes, depende da temperatura de secagem. O modelo matemático logarítmico, utilizado para caracterizar a secagem, foi o que melhor representou o processo de secagem das sementes de maracujá ajustando-se satisfatoriamente aos dados experimentais.

Biografia do Autor

Deyner Damas Aguiar Silva, Instituto Federal Goiano

Engenheiro Agrônomo, doutorando em Ciências Agrárias - Agronomia, na área de Fisiologia, bioquímica e pós-colheita de produtos vegetais, pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano)/Campus Rio Verde - e-mail: deyner_damas@agronomo.eng.br.

Igor Leonardo Vespucci, Universidade Federal de Goiás

Agrônomo pela Universidade Estadual de Goiás, Campus Palmeiras de Goiás. Pós-graduando em Docência Universitária pela Faculdade Católica de Anápolis. Especialista em Manejo e Conservação dos Ecossistemas Naturais e Sistemas Agrários pela Universidade Estadual de Goiás, Campus Palmeiras de Goiás. Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Goiás, Campus Henrique Santillo, na linha de pesquisa de Engenharia de Sistemas Agroindustriais com ênfase em Pós-colheita de Frutas e Hortaliças. Doutorando em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia, com área de concentração Sustentabilidade e Competitividade dos Sistemas Agroindustriais com linha de pesquisa na Agricultura Familiar e o Agronegócio.

Ivano Alessandro Devilla, Universidade Estadual de Goiás

Engenheiro Agrícola, professor pós-doutor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) na Unidade de Ciências Exatas e Tecnológicas - e-mail: prp@ueg.br.

Downloads

Publicado

2018-05-14

Como Citar

Silva, D. D. A., Vespucci, I. L., & Devilla, I. A. (2018). Modelagem Matemática Das Curvas De Secagem De Sementes De Maracujá ‘Brs’ Pérola Do Cerrado’. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 5(2), 99–107. https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i2.p99-107