EFICÃCIA DE APLICATIVO TRADUTOR DE PORTUGUÊS-LIBRAS PRODEAF NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DO PACIENTE SURDO.
Resumo
INTRODUÇÃO: Segundo censo do IBGE (2010), cerca de 5,1% da população brasileira apresenta deficiência auditiva. Em 2002, foi sancionada a LEI 10.436 em que as instituições públicas de saúde têm obrigação de garantir atendimento e tratamento adequado aos surdos. Estabelecer comunicação adequada com esta população, por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que é a expressão de natureza visual-motora com estrutura gramatical própria, é a melhor estratégia. No entanto, poucos profissionais de saúde conhecem esse idioma. A utilização de aplicativos para smartphones e tablets, tradutores de português-LIBRAS, pode representar uma alternativa útil para suprir essa barreira de comunicação entre os profissionais da saúde e os surdos. OBJETIVO: Avaliar a eficácia do uso do aplicativo ProDeaf®tradutor português-LIBRAS por cirurgiões-dentistas (CD) no atendimento odontológico ao paciente surdo. MÉTODO: 10 CD leigos em LIBRAS concordaram em participar dessa pesquisa e responderam a um questionário especificamente criado para este estudo, contendo 5 perguntas objetivas, utilizando uma escala de satisfação tipo Likert de 3 pontos (concordo,concordo parcialmente e discordo) o questionário foi preenchido após o atendimento odontológico no CAPE-FOUSP ao paciente surdo utilizando-se do aplicativo ProDeaf®tradutor português-LIBRAS para smartphones e tablets. RESULTADO: Segundo os CDs, sujeitos desta pesquisa, o aplicativo é de fácil manuseio, permitiu comunicação efetiva do profissional com o paciente surdo e seria utilizado novamente por eles, em consultas futuras. CONCLUSÃO: O uso do aplicativo ProDeaf®tradutor de português-LIBRAS por CD leigos em LIBRAS durante o atendimento odontológico ao paciente surdo favorece a comunicação entre o profissional de saúde e o paciente surdo.Downloads
Publicado
2017-05-09
Edição
Seção
Resumos XVI JOCAPE da Universidade de São Paulo - USP
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