QUALIDADE DA ESCOVAÇÃO DENTÁRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ESTUDO CASO-CONTROLE.
Resumo
INTRODUÇÃO: Escovação dentária de boa qualidade depende da técnica adotada e do tempo despendido. Ela é importante para o controle do biofilme dental, do risco à cárie e de doenças periodontais. Entretanto, o comportamento pouco cooperativo de indivíduos com deficiência intelectual (DI) pode comprometer a efetividade da escovação. OBJETIVO: Avaliar a qualidade da escovação dentária em indivíduos com DI. MÉTODOS: O grupo estudo (GE, n=68) consistiu de indivíduos com DI e o grupo controle (GC, n=68) de escolares sem DI, pareados segundo variáveis sócio-econômicas e demográficas. Os cuidadores preencheram formulário com os dados sócio-econômicos, demográficos e de hábitos de higiene bucal. A técnica, posição adotada e o tempo de escovação dentária foram avaliados durante uma simulação daescovação realizada pelos cuidadores ou indivíduos. O Índice de Higiene Oral Simplificado Modificado (IHO-SM) foi usado para classificar a escovação em: adequada(todos os dentes anteriores apresentassem IHO-SM 0 ou 1) ou inadequada (pelo menos um dente anterior tivesse IHO-SM 1 ou 3). Os testes Exato de Fisher ou Qui-quadrado de Pearson foram usados para associar DI com hábitos de higiene bucal e características da escovação; o teste de Mann-Whitney, para comparar tempo de escovação entre grupos e t de Student para amostras independentes para comparar o IHO-SM médio entre os grupos. RESULTADOS: A idade média dos indivíduos foi de 8,85 (±3,34) anos. Em GE, as mães foram as principais responsáveis pela escovação. GE teve maior frequência de escovação diária, maior tempo de escovação e menor IHO-SM comparado a GC (p<0,001; p<0,001; p=0,012; p<0,001 respectivamente). CONCLUSÃO: Maior número de crianças e adolescentes com DI tiveram escovação dentária adequada.Downloads
Publicado
2017-05-09
Edição
Seção
Resumos XVI JOCAPE da Universidade de São Paulo - USP
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