O uso das metodologias ativas na disciplina de Administração de Odontológica V

Autores

  • Áureo Honorato e Mello
  • Valter Miron Stefani

Resumo

As metodologias ativas de ensino/aprendizagem fazem parte do contexto acadêmico e têm como objetivo auxiliar os docentes na busca de métodos e estratégias para tornar as aulas mais dinâmicas, atraentes e proveitosas para os alunos, fazendo com que esses atuem de forma mais significativa e autônoma, deixando apenas de assistir aulas e caminhando para o “fazer” aulas (ANASTAIOU; ALVES, 2010). Para a elaboração de novas propostas pedagógicas mais atraentes, diversos cursos de graduação, principalmente aqueles da área da saúde, tem incluído em seus planos de curso, metodologias de ensino que permitam uma interação maior entre docente e discentes, focando-os ao mercado cada vez mais competitivo, que busca profissionais mais completos e versáteis. O presente estudo promove a discussão de diferentes estratégias ativas que podem ser utilizadas em sala de aula e que favoreçam a relação ensino/aprendizagem dos alunos da disciplina de Administração Odontológica do curso de Odontologia do Centro Universitário da UniEvangélica de Anápolis – GO. Uma das principais estratégias de ensinagem utilizadas pela disciplina supracitada é o trabalho em grupo, através de estudos dirigidos, estudos de casos mercadológicos e de seminários, contribuindo assim para a sociabilidade do indivíduo aluno, desenvolvendo sua inteligência relacional, que é aquela que se refere à sua relação com outros indivíduos e com o meio em que estes interagem. Outra metodologia adotada é a dinâmica de grupo como forma de fixação de um determinado conteúdo anteriormente ministrado, ela é realizada ao final da aula, onde algum conteúdo teórico foi apresentado e é feita com o intuito de mudar a posição do aluno, deixando de ser um mero expectador, transformando-o em ator do aprendizado. As estratégias adotadas com o objetivo de melhorar a relação de ensino/aprendizagem foram positivas e favoreceram a relação dos discentes com o conteúdo ministrado, fomentando a participação, reflexão e envolvimento dos mesmos com a disciplina.

Publicado

2016-02-01