PROJETO DE EXTENSÃO BIOMEDICINA NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Carla Danielle Dias Costa Docente da Faculdade Evangélica de Ceres, Goiás – GO, Brasil.
  • Larisse Silva Dalla Libera Docente da Faculdade Evangélica de Ceres, Goiás – GO, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.37951/refacer.v9i1.4697

Palavras-chave:

Biomédico, extensão, ensino médio, estudantes.

Resumo

A Biomedicina é um curso da área da saúde que teve seu surgimento no de 1966 e a partir da sua regulamentação em 1979, foram estabelecidos os campos de atuação que são atualizados constantemente. As Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Biomedicina estabelecem a relevância das atividades extensão no processo de formação do profissional Biomédico. O objetivo deste artigo é descrever a percepção docente em relação as atividades discentes realizadas no Projeto de extensão Biomedicina na Escola. O presente trabalho trata – se de um relato de experiência referente ao projeto Biomedicina na Escola, que foi desenvolvido durante os primeiros semestres letivos dos anos de 2018 e 2019 pelos alunos dos primeiros períodos do curso de Biomedicina de uma instituição de ensino superior privada da cidade de Ceres – GO. Ao longo do desenvolvimento do projeto foi possível identificar o envolvimento dos discentes do curso de Biomedicina na construção dos materiais a serem apresentados nas escolas. O fato de os discentes entrarem em contato com as escolas e desenvolverem suas atividades com os alunos, os tornam agentes ativos no processo de ensino aprendizagem. O projeto de extensão Biomedicina na Escola permitiu os discentes do primeiro período do curso de Biomedicina a experiência de entrar em contato com a comunidade, levando conhecimento científico de alta a qualidade a diversos alunos do ensino médio, assim como professores, coordenadores e diretores das escolas.

Referências

BORUCHOVITCH, E. A motivação do aluno (4.ª ed.). Rio de Janeiro: Editora Vozes (2009).


BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 2, 18 de fevereiro de 2003. Diário Oficial da União de 20 de fevereiro de 2003, Brasília, 2003.


BRASIL. Decreto nº 88.439, de 28 de Junho de 1983. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Biomédico de acordo com a Lei nº 6.684, de 03 de setembro de 1979 e de conformidade com a alteração estabelecida pela Lei nº 7.017, de 30 de agosto de 1982. Brasília, 1983.

BRASIL. Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979. Regulamenta as profissões de Biólogo e de Biomédico, cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e Biomedicina, e dá outras providências. Brasília, 1979.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 287, de 8 de outubro de 1998. Estabelece categorias profissionais de saúde de nível superior para fins de atuação do Conselho. Diário Oficial da União de 07 de maio de 1999, Brasília, 1998.

CAMPOS, D. Manual do biomédico: história, atuação, importância para a saúde, para educação, e para a sociedade brasileira. 2014.

CASTRO, LM. CERQUEIRA. A Universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. In: 27ª Reunião Anual da ANPED - Sociedade, Democracia e Educação: Qual Universidade? Caxambu. 2004.

CFBM. Biomedicina: Um painel sobre o profissional e a profissão. Conselho Federal e Conselho Regional de Biomedicina. 2009.

JEZINE, E. As práticas Curriculares e a Extensão Universitária. Anais do 2° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte. 2004.

MANCHUR, J; SURIANI, ALA; CUNHA, MC. A contribuição de projetos de extensão na formação profissional de graduandos de licenciaturas. Revista Conexão UEPG. volume 9 número2 - jul./dez. 2013.

RIBEIRO, M. Exclusão e educação social: conceito em superfície e fundo. Rev. Educ. Soc., vol. 27, n. 94, p.155-178, jan./abr. 2006.

Downloads

Publicado

2020-08-11