Repensar a Educação Ambiental: Um Olhar Crítico

Autores

  • Walter Júnior Faria FACER FACULDADES - Faculdade de Ceres
  • Luiz Mauricio Silva FACER FACULDADES - Faculdade de Ceres

DOI:

https://doi.org/10.36607/refacer.v1i1.3405

Resumo

Através deste presente artigo, será apresentado o tema Repensar a Educação Ambiental: um olhar crítico. A educação ambiental é uma ação educativa que se desenvolve, através de uma prática, em que valores e atitudes promovem um comportamento rumo a mudanças perante a realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo habilidades e atitudes necessárias para dita transformação e emancipação e assim resgatarmos o tratado de Educação para Sociedades Sustentáveis e por novos valores que a educação ambiental se propõe formar. O objetivo deste estudo é fazer com que as pessoas possam compreender a educação ambiental crítica e emancipatória em seus compromissos com as lutas populares, com as instituições públicas e com a transformação radical das relações sociais que definem nosso modo de ser na natureza. A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico, exploratório, de caráter qualitativo. Como método de estudo foi utilizado o dedutivo.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Sustentabilidade e Compromisso Social.

ABSTRACT

Through this present article will show the theme Rethinking Environmental Education: a critical look. Environmental education is an educational activity that develops through practice, in which values and attitudes towards promoting behavior change in the face of reality, both natural and social aspects, developing skills and attitudes required for transformation and empowerment and told thus recovers the treaty of Education for Sustainable Societies and new values that environmental education is proposed to form. The aim of this study is to get people to understand the critical environmental education and emancipatory in its engagement with popular struggles, with public institutions and the transformation of social relations that define our way of being in nature. The methodology used was a literature search, exploratory, of qualitative character. As a study method was used deductive.

Words-key: Environmental Education, Sustainability and Social Commitment.

Biografia do Autor

Walter Júnior Faria, FACER FACULDADES - Faculdade de Ceres

Especialista em Redes e Bando de Dados para Web, Mestrando em Ciências Mecânicas – UnB, Professor dos cursos de Administração, Enfermagem e Farmácia da Facer – Faculdade de Ceres, Técnico em Informática da Facer – Faculdade de Ceres; walterjun@gmail.com.

Luiz Mauricio Silva, FACER FACULDADES - Faculdade de Ceres

Mestre em Gestão Estratégica de Empreendimentos pela Faculdade Alves Faria - ALFA

Downloads

Publicado

2012-12-16

Edição

Seção

Artigos