Balanced Score Card: Estrutura e Conceitos da Ferramenta de Gestão Empresarial
DOI:
https://doi.org/10.36607/refacer.v1i1.3397Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir essencialmente a estruturação conceitual da ferramenta estratégica BSC – Balanced Score Card dentro de um conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição de indicadores empresariais. Diante desse panorama, o socrecard mede o desempenho organizacional sob quatro perspectivas devidamente equilibradas que são: a financeira, a do cliente, a dos processos internos da empresa e do crescimento e aprendizado. Este sistema permite que as empresas que o utilizam, não somente analise sua gestão sob a ótica do desempenho financeiro, mas também na capacidade de mobilização e exploração dos ativos intangíveis ou invisíveis. Nessas condições, as organizações passam a perceber a criação de novos ambientes operacionais e entram na era da informação, afastando-as do tradicional foco de curto prazo.
Palavras-Chave: Estratégia, Perspectivas, Processos e Balanced Score Card.
Abstract
This article aims to discuss the structuring of strategic measurement system BSC – Balanced Score Card into the extended and including both no financial and financial measures. Under these conditions the scorecard measure organizations results above four balanced perspectives: financial, customers, internal business process, and learning and growth. This system helped organizations which also being used by focusing not only on financial outcomes but also on the capacity analysis operational and developmental inputs to provide a more comprehensive view of business.Under these conditions the organizations have the knowledge to the creation of new operational environments and going into the information era to remove the traditional focus on the short term.
Key-words: Strategic, Perspectives, Process, Measures and Balanced Scorecard