DOENÇA DE CHAGAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Milce Costa
  • Viviane Tavares
  • Marcos Vinícyus Aquino
  • Dhulhya Moreira

DOI:

https://doi.org/10.36607/refacer.v2i1.3376

Resumo

A doença de Chagas foi descoberta em 1909, por Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas. Consiste em uma infecção sistêmica de evolução essencialmente crônica, causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. A transmissão da doença de Chagas pela via vetorial é considerada o mecanismo de maior relevância epidemiológica. Porém, no Brasil e em vários países da América Latina a principal via de transmissão da infecção chagásica em áreas urbanas é atualmente a via transfusional, ainda considerando outras formas de transmissão. A doença de Chagas encontra-se difundida por todo continente Americano, constituindo um sério problema de saúde pública. Estima-se que o número de pessoas portadoras da infecção chagásica na América Latina varia entre 18-20 milhões de casos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, estima-se que há cerca de três milhões de portadores da doença de Chagas. A prevenção da doença de Chagas engloba vários aspectos a serem considerados como as condições de vida do indivíduo, neste caso deve-se levar em consideração sua habitação, já que moradias inadequadas é domicílio do barbeiro; o inseto vetor; a transmissão via oral; a contaminação congênita; os possíveis acidentes, e a doação de sangue.

Palavras chave: Doença de Chagas; Trypanosoma cruzi; transmissão.

Biografia do Autor

Milce Costa

Docente do curso de Farmácia da FACER- Unidade Ceres. Doutora em Medicina Tropical UFG. milcebiomol@yahoo.com.br. Av. Brasil, S/N, Qd. 13 Morada Verde Ceres - Go. CEP: 76.300-000.

Viviane Tavares

Viviane Rodrigues Tavares: Coordenadora / Docente do curso de Enfermagem da FACER- Unidade Ceres. Mestre em Enfermagem UFG. vianevivi@hotmail.com.

Marcos Vinícyus Aquino

Acadêmico do curso de graduação em Farmácia da FACER - Faculdades - Unidade Ceres.

Dhulhya Moreira

Acadêmico do curso de graduação em Farmácia da FACER - Faculdades - Unidade Ceres.

Downloads

Publicado

2013-10-18