ATENDIMENTO A FAMÍLIAS HOMOAFETIVAS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA- ESF: UMA REVISÃO DE LITERATURA.

Autores

  • Júlio César Coelho do Nascimento CEEN- Centro de Especialização em Enfermagem e Nutrição, PUC - GO. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.36607/refacer.v3i1.3343

Resumo

o conceito de família vem passando por inúmeras transformações. Isso se dá devido aos arranjos familiares formadas por famílias homoafetivas. A ESF, enquanto política pública visa intervir na saúde de indivíduos e na sociedade com atenção central na família, por meio principalmente de ações que envolvem promoção da saúde e prevenção, sendo assim as famílias homoafetivas devem ser acompanhadas mediante a política proposta. Neste contexto, questiona-se sobre a prática da política voltada para estas famílias homoafetivas. Com o crescimento dessas famílias, justifica-se a necessidade de uma atenção ao grupo, já que as diretrizes do SUS, não consegue alcançar os objetivos da universalidade. Este estudo tem como objetivo evidenciar a importância do atendimento as famílias homoafetivas no âmbito da ESF a partir das principais diretrizes do SUS. Estudo do tipo bibliográfico, descritivo-exploratório e retrospectivo, com análise integrativa, sistematizada e qualitativa. Foi feita uma busca em bases de dados virtuais em saúde. Utilizaram-se os descritores: famílias homoafetivas; homossexualidade; saúde; atenção básica; direito à saúde.  Realizou-se uma leitura exploratória das publicações apresentadas no Sistema Latino-Americano e do Caribe de informação em Ciências da Saúde – LILACS, National Library of Medicine – MEDLINE e Bancos de Dados em Enfermagem – BDENF, Scientific Electronic Library online – Scielo, no período de 2007 à 2014, Identificou-se que apesar de políticas destinadas a inclusão de famílias homoafetivas no âmbito social, os profissionais não estão está preparados para compreender esse novo arranjo familiar, portanto é necessário adotar estratégias em que o processo de inclusão na ESF possa ocorrer espontaneamente.

Biografia do Autor

Júlio César Coelho do Nascimento, CEEN- Centro de Especialização em Enfermagem e Nutrição, PUC - GO. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Enfermeiro - Pós-graduando em Oncologia Clínica- Centro de Especialização em Enfermagem e Nutrição, CEEN/PUC - GO).

Publicado

2014-01-25