ALIMENTOS GRAVÍDICOS: CONCEITO, TEORIAS E APLICABILIDADE SOB A ÉGIDE DO DIREITO CIVIL BRASILEIRO
Resumo
O atual estudo teve como objetivo demonstrar a possibilidade legal da mãe, representando o nascituro, discutir prestação alimentícia junto ao possível pai. Os direitos do nascituro são os essenciais à pessoa humana. A defesa da vida com dignidade éobjetivo constitucionalmente fixado a ser observado pelo Estado e pela sociedade civil emgeral. Atualmente, a questão do nascituro é uma incógnita, sendo um dos temas mais complexos, interessantes e polêmicos do direito de família brasileiro. A Lei n.11.804/2008, nos marcos do art. 1º, presta serviços a gestante garantindo seu direito de procurar alimentos durante a gravidez. Os alimentos gravídicos são destinados ao nascituro, face asua necessidade. A Lei dos Alimentos Gravídicos surgiu na hora certa, concretizando umatese já protegida pela doutrina e ocasionalmente a jurisprudência. De fato, a gestação éum período de grande importância na formação do ser humano e eventual deficiênciaalimentícia neste estágio da vida gera consequências constantemente irreversíveis. Parao alcance do objetivo utilizou-se pesquisa bibliográfica e método indutivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).