NATUREZA JURÍDICA E ANÁLISE DOS ASPECTOS TÉCNICOS DA APOSENTADORIA ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.37951/2318-2288.2021v10i2.p108-126Palavras-chave:
Seguridade Social, Previdência Social, Constituição, Lei Eloy ChavesResumo
O presente artigo terá como objetivo central analisar a origem, criação e desenvolvimento da seguridade social, sobretudo os aspectos tecnicos envolvendo a aposentadoria especial, bem como sua atuaçao no sistema juridico brasileiro, tendo como base sua influencia nas constituições do passado e da carta constitucional vigente atualmente no Brasil. Desde a criaçao da seguridade social no em territorio brasileiro, passando a ser o principal ramo de estudo do Direito Previdenciario, que vem colaborando muito para o desenvolvimento do direito no Brasil, bem como influenciando em descisões importantes que refletem diretamnete na sociedade. Trata-se de um conjunto de iniciativas de assistência, que desde a sua criação tem se mostrado de fundamental importância para o desenvolvimento social do país. A seguridade social, como será estudada, passou por diversos momentos conturbados, ao longo da história. Analisaremos sua atuação em diferentes épocas, colaborando para o desenvolvimento social brasileiro, passando por momentos importantes como a Lei Eloy Chaves de 1923, até a atual situação em que se encontra. A atuação da previdência, bem como os impactos da Emenda Constitucional n° 103/19, na aposentadoria especial.
Referências
BRAGANÇA, Kerlly Huback. Manual de Direito Previdenciá rio. Rio de Janeiro: Forense, 2012.
BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos de 16 de julho de 1934. Nós, os representantes do povo brasileiro, pondo a nossa confiança em Deus, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para organizar um regime democrático, que assegure à Nação a unidade, a liberdade, a justiça e o bem-estar social e econômico, decretamos e promulgamos a seguinte. Promulgada em 16 de julho de 1934.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: DF. Emendas constitucionais. Promulgada em 05 de outubro de 1988.
BRASIL. Lei n° 8.213 de 24 de Julho de 1991. Brasília: DF. Dispõe sobre os planos de benefícios da Previdência Social e de outras providências.
BRASIL. Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019. Brasília: DF. Altera o sistema de previdência social e estabelece regras de transição e disposições transitórias.
CASTRO, Carlos Alberto Pereira de; LAZZARI, João Batista. Manual de Direito Previdenciário. Rio de Janeiro: Forense, 2021.
CASTRO, Carlos Alberto Pereira de; LAZZARI, João Batista. Manual de direito previdenciário. Rio de Janeiro: Forense, 2022.
DIAS, Eduardo Rocha; MACEDO, José Leandro Monteiro de. Curso de direito previdenciá rio. São Paulo: Editora Método, 2012.
GOES, Hugo. Manual de direito previdenciário. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Editora Método, 2020.
HORVATH JÚNIOR, Miguel. Direito previdenciário. São Paulo: Manole, 2011.
HORVATH JÚNIOR, Miguel. Direito Previdenciário. São Paulo: Quartier Latin, 2010.
LEITÃO, André Studart; MEIRINHO, Augusto Grieco Sant’Anna. Manual de direito previdenciário. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
LEITE, Celso Barroso. A proteção social do Brasil. São Paulo: Editora Ltr, 1972.
NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de direito do trabalho, história e teoria geral do Direito do Trabalho - relações individuais e coletivas do trabalho. São Paulo: Saraiva, 2011.
SANTOS, Marisa Ferreira dos. Direito previdenciário esquematizado. São Paulo: Atlas, 2020.
SANTOS, Marisa Ferreira dos. Direito Previdenciário. São Paulo: Atlas, 2012.
SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.
VIANNA, Claudia Salles Vilela. Previdência Social: custeio e benefícios. São Paulo: Editora LTr, 2008.
VIANNA, João Ernesto Aragonés. Direito previdenciário. São Paulo: Atlas, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).