Dizendo-Se Sábios, Tornaram-Se Loucos
Resumo
Tanto para Nietzsche como para Sartre os valores morais são construções históricas. Esses dois filósofos contemporâneos estão inseridos no pensamento existencialista. Para essa corrente filosófica a existência precede a essência. Elevando ao extremo essa máxima e unindo-a a condição de plena liberdade do homem é possível extrair o princípio fundamental da ideologia de gêneros, rezado por Simone de Beauvoir, de que homens e mulheres não nascem homens e mulheres, ser homem ou mulher é uma construção social. Tendo por base o sofisma e as consequências dessa afirmação percebe-se que tal ideologia para ser aceita terá que ser imposta por intermédio de uma revolução ideológica. Karl Marx e Friedrich Engels propuseram a ditadura proletariada em um de seus escritos. Por isso, essa revolução ideológica que joga pelos ares toda a superestrutura social dominante é chamada aqui de marxismo cultural. Para refutar tais argumentos será defendida a antítese que afirmará a natureza imutável do homem e sua condição transcendente.Downloads
Publicado
2015-09-29
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).