O papel da mulher na construção da transição paradigmática: uma leitura de Boaventura de Sousa Santos
Resumo
Este artigo procura contribuir para a discussão de elementos relacionados ao atual momento da mulher na sociedade contemporânea. Para tanto, buscou-se na obra A Crítica da Razão Indolente – contra o desperdício da experiência, de Boaventura de Sousa Santos a elucidação tão claramente realizada pelo autor do momento intervalar vivido por nossa sociedade. Tal filósofo, com uma clareza estonteante nos delimita quais os valores construídos pela modernidade e, consequentemente, nos aponta possíveis caminhos para se transcender à modernidade, caminhos estes emancipatórios, que necessitam de diferentes coligações progressistas e que assumirão ritmos nos diferentes espaços estruturais. A partir de um recorte da obra, buscamos elucidar se caberá a mulher o exercício de alguma função específica neste período de transição de paradigmas da modernidade e, estes outros, que estão a ser construídos. A análise da referida obra, é, sem dúvida, imprescindível para o levantamento de questionamentos a despeito do desempenho de papéis nos tempos atuais, sobretudo o da mulher, que assim como, o tempo presente enfrenta a crise de paradigmas, os sujeitos do tempo também estão, com muito mais sofrimento, a enfrentá-la.Downloads
Publicado
2015-09-29
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).