Por outra globalização: Milton Santos e a visão em perspectiva da nova sociedade tecnológica

Autores

  • Pedro Fernando Sahium

Resumo

A partir das referências do geógrafo Milton Santos, o autor busca motivar a reflexão entre sociedade tradicional e sociedade tecnológica, indicando possibilidades para a práxis educativa.  As desigualdades criadas pelo sistema capitalista estão postas e a tendência do sistema é de instrumentalizar a razão em desfavor da igualdade e contribuindo para manter as desigualdades sociais, isso se torna mais agudo quando a ênfase é colocada no tecnológico em detrimento do humanístico

Referências

BRUNNER, José Joaquim. Educação no encontro com as novas tecnologias. In: TEDESCO, J. C. (org). Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Cortez; Buenos Aires; Instituto Internacional de planejamento de la Educacion; Brasília: UNESCO, 2004.
CASTELLS, M. A sociedade em Rede. A era da informação: economia sociedade e cultura. V1, 10ª. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
LIPOVETSKY, G. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.
________________A felicidade paradoxal. São Paulo: Companhia das Letras,2007.
MARTINEZ, Jorge. H. Gutierrez. Novas tecnologias e o desafio da educação. IN: TEDESCO, J. C. (org). Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Corte; Buenos Aires: Instituto Internacional de planejamento de la Educacion; Brasília: UNESCO, 2004.
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2006.
_____________. O espaço do cidadão. São Paulo: Ed. USP, 2007.

Publicado

2013-04-22

Edição

Seção

Artigos