Avaliação das Condições Arquitetônicas das Escolas Públicas Municipais de Goianésia-GO
Palavras-chave:
arquitetura escolar, manifestações patológicas, edificações escolaresResumo
Este artigo avalia as principais manifestações patológicas e falhas projetuais nos quesitos de manutenção, acessibilidade e conforto encontradas em unidades escolares públicas da cidade de Goianésia-GO e a partir deste levantamento, embasado nas normas brasileiras para manutenção de edificações escolares, propõe soluções para adequação destas edificações com um padrão de qualidade melhor para alunos e professores dentro dos parâmetros estabelecidos pela arquitetura escolar. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca do tema, seguida de visitas e avaliações a dezessete escolas municipais da cidade de Goianésia-GO, onde constatou-se dentre as diversas manifestações patológicas, uma maior incidência de fissuras, manchas de umidade, bolor e eflorescências, ocasionadas, em sua maior parte, pela presença de umidade e falta de impermeabilização, o que é prejudicial à construção e a saúde dos usuários. Observou-se que a grande maioria dos problemas são decorrentes de falhas em fase de projeto e execução. Além disso, notou-se que algumas escolas não estão de acordo com a norma técnica brasileira de acessibilidade e necessitam de adequação dos espaços da sala de aula, sanitários e áreas de uso comum como pátios e áreas externas. Diante dos dados obtidos, ressaltou-se a importância de construção e adequação dos projetos das escolas com a garantia de espaços flexíveis, acessíveis e lúdicos para comunidade escolar.
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