Técnicas para Detecção de Anomalias em Padrões de Séries Espaço-Temporais: Uma Revisão Sistemática de Literatura

Autores

  • Leandro Pedrosa Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Detecção de anomalias no tráfego, Detecção de padrões, Rede de ônibus, Avaliação do impacto em tráfego de veículos

Resumo

Justificativa: O uso de técnicas para detecção de anomalias e seus impactos é um dos fatores determinantes para a avaliação das condições de tráfego urbano. Objetivo: Investigar técnicas para detecção de padrões e anomalias em séries espaçotemporais. Método: Uma revisão sistemática foi realizada, a partir dos achados em uma base de dados científica (Scopus). Utilizou-se uma string de busca e, em seguida, a leitura e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão para seleção dos estudos primários. Resultados: Trinta e dois artigos foram recuperados, sendo que destes, somente doze foram incluídos nesta revisão (38%). Esses diferentes estudos possuem alguns aspectos em comum. O principal é a necessidade de seleção inicial / preparação dos dados a serem coletados e analisados. Esta é uma etapa primordial para determinação dos padrões e anomalias no tráfego de veículos. Diferentes técnicas para identificação de anomalias foram analisadas, sendo as mais predominantes o cálculo da distância euclidiana e o uso de uma arquitetura orientada a serviços e a eventos. Essas técnicas demonstraram ser eficientes no fornecimento de fluxos de tráfego que causam anomalias. Conclusão: O uso dessas técnicas é essencial para a coleta de informações necessárias para o processo de tomada de decisão, em busca da melhoria da qualidade e mobilidade urbana.

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Publicado

2019-02-26

Como Citar

Pedrosa, L. (2019). Técnicas para Detecção de Anomalias em Padrões de Séries Espaço-Temporais: Uma Revisão Sistemática de Literatura. ETIS - Journal of Engineering, Technology, Innovation and Sustainability, 1(1), 41–53. Recuperado de https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/etis/article/view/3061

Edição

Seção

Artigos