CRÉDITOS DE CARBONO E A INTERNACIONALIZAÇÃO DO ETANOL DE REGIÃO DE CERRADO
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2014v1i2.863Resumo
O estudo analisa o processo de emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, também como essas emissões vêm desenhando um futuro incerto da situação do clima no planeta. Além das queimadas o uso de combustíveis fósseis tem sido anunciado como grande responsável por essas emissões, principalmente do CO2. A revisão da literatura temática mostra a cultura da cana-de-açúcar como forte alternativa aos combustíveis fósseis e meio de obtenção de energia renovável, bem como potencializando algumas empresas a comercializarem crédito de carbono, através de alguns subprodutos do sistema de produção de etanol e açúcar, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável. O estudo procura contribuir para uma leitura crítica da expansão da lavoura canavieira, bem como sua internacionalização através da obtenção do crédito de carbono e, dos desafios socioambientais a ela implicados. Apresenta o crédito de carbono, muito mais como nova fonte de lucro do que a solução para o problema das emissões.Downloads
Publicado
2014-11-07
Como Citar
Paulo Pietrafesa, J., Mateus dos Santos, J., Ferraz Nunes da Silva, D., Flavio O. dos Santos, F., & Silva Nascimento, L. (2014). CRÉDITOS DE CARBONO E A INTERNACIONALIZAÇÃO DO ETANOL DE REGIÃO DE CERRADO. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 1(2), 74–98. https://doi.org/10.37951/2358-260X.2014v1i2.863
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.