GELEIA LIGTH E TRADICIONAL COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE BETERRABA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-260X.2022v9i2.6238

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a fabricação de geleia ligth e tradicional com diferentes concentrações de beterraba. Em busca de qualidade de vida e saúde as pessoas cada vez mais vem desenvolvendo de forma saudável alimentos com base de vegetais. A beterraba (Beta vulgaris L.) possui propriedade nutricionais como vitamina A, B1, B2, B5 e C, por apresentar alta concentração de Ferro é indicada em tratamentos de anemia. Foram produzidas oito amostras de geleias, quatro geleias ligth e quatro geleias tradicional com diferentes concentrações de beterraba (100%, 70%, 50% e 25%). Foram realizadas análises físico-químicas das amostras (pH, umidade, cinzas, sólidos solúveis(ºBrix) e analise sensorial) e testes microbiológicos (coliformes totais e coliformes termotolerantes). Os dados das análises físico-químicas, foram tabulados e submetidos ao teste de Tukey (5%) de probabilidade e os dados das análises microbiológicas foram tabulados e expressos de forma descritiva. O teor de pH, umidade, cinzas, sólidos solúveis e análise sensorial foi de 5,40, 78,16%, 0,61%, 13,42 g.100g-1 e 73%, respectivamente. Estatisticamente não houve diferença dos tratamentos na análise de pH, já a umidade obteve resultados com diferença significativa. A análise de cinzas demostrou resultados superiores para a geleia de ligth de 75%, indicando que possui alto valor de mineiras em sua composição em relação aos demais tratamentos. Para resultados de sólidos solúveis (ºBrix) não houve resultado estatístico significativo. O índice de aceitabilidade (IA) realizado ao público com 74,17% para a geleia tradicional 50% , sendo a mais aceita. O resultado das análises microbiológicas não apresentaram contaminação por coliformes totais e coliformes termotolerantes, estando de acordo com os parâmetros estabelecidos pela legislação brasileira. Conclui-se que a produção de geleia de beterraba é uma alternativa tecnicamente viável e que a amostra tradicional com 50% foi a mais aceita pelos provadores.

Biografia do Autor

Alexia Borges Filgueira, INSTITUTO FEDEERAL GOIANO CAMPUS CERES

Formação profissional: Graduanda no curso de Bacharelado em Agronomia.

Vínculo profissional: Estudante do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres.

Kalita Félix de Carvalho, INSTITUTO FEDEERAL GOIANO CAMPUS CERES

Estudante do Curso de Agronomia do Instituto Federal - Campus Ceres

Natália Pereira Fonseca, INSTITUTO FEDEERAL GOIANO CAMPUS CERES

Estudante do Curso de Agronomia do Instituto Federal Goiano

Vínculo profissional: Assistente técnica de vendas- Simbiose produtos microbiológicos

Rhafael Alves Maia, INSTITUTO FEDEERAL GOIANO CAMPUS CERES

Vínculo profissional: Estudante do Curso de Agronomia do Instituto Federal - Campus Ceres

Taynara Alves de Moraes, INSTITUTO FEDEERAL GOIANO CAMPUS CERES

Vínculo profissional: Estudante do Curso de Agronomia do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

Tamires Martins Miranda, INSTITUTO FEDEERAL GOIANO CAMPUS CERES

Estudante do Curso de Agronomia do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

Thayná Gomes Nunes, INSTITUTO FEDEERAL GOIANO CAMPUS CERES

Estudante do Curso de Agronomia do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

MARCIO RAMATIZ LIMA SANTOS, IF GOIANO

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Energia Nuclear na Agricultura (Esalq) pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto Federal Goiano Campus Ceres, desde o ano de 1995. Prof. do Programa de Pós-Graduação em Lato sensu em Produção e utilização de Alimentos para Animais de Interesse Zootécnico. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos funcionais, análise sensorial, antioxidantes, aproveitamento de resíduos e amido resistente.

Downloads

Publicado

2023-02-08

Como Citar

Filgueira, A. B., Carvalho, K. F. de, Fonseca, N. P., Maia, R. A., Moraes, T. A. de, Miranda, T. M., … SANTOS, M. R. L. (2023). GELEIA LIGTH E TRADICIONAL COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE BETERRABA. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 9(2), 1–8. https://doi.org/10.37951/2358-260X.2022v9i2.6238