DA (IN) EFICÁCIA DOS PROPÓSITOS RESSOCIALIZATÓRIOS ATRAVÉS DA INSTITUIÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO

Autores

  • Norton Maldonado Dias Faculdade de Direito de Sinop (FASIPE)
  • Anderson Tiago da Silva Lima Unifasipe/ Campus Sinop
  • Gabriel Aparecido Anísio Caldas Unifasipe/ Campus Sinop

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-260X.2022v9i2.6231

Resumo

O presente trabalho versa sobre a finalidade do instituto pena no Direito Penal, buscando responder a problemática do desvirtuamento das finalidades de prevenção da reincidência criminal, punição pelo ato infracional e a ressocialização do criminoso, assim como foi instituída, pelo viés de uma pesquisa bibliográfica. Porém, para tal objetivo, é necessário desenvolver um raciocínio desde o surgimento do Direito Penal, através de uma análise histórica. Também ressalta desenvolver uma análise do atual Direito Penal e Processual Penal e suas devidas aplicações para que, ao final, concluir-se como e de qual forma é possível que a finalidade da pena seja atingida. Através do viés dedutivo, a presente pesquisa se desenvolveu através de uma investigativa bibliográfica e, vale ressaltar a importância da presente proposta para a área jurídica, para que haja um despertar de uma nova visão da norma penal, portanto, o trabalho traz uma análise sobre as finalidades a que foi instituído a resposta do Estado ao criminoso, haja visto que sua aplicação resta prejudicada pelo ordenamento atual.

Biografia do Autor

Norton Maldonado Dias, Faculdade de Direito de Sinop (FASIPE)

Professor da Faculdade de Direito de Sinop (2016), titular das disciplina de Direito Constitucional I e II, TGDC - Teoria Geral do Direito Civil. Na pós-graduação da Faculdade de Direito de Sinop (MT) e do Instituto EducareMT. Professor do curso preparatório para exame da OAB: "Resolve Direito" inserido como disciplina e na extensão da Faculdade de Direito de Sinop (MT). Mestre em Direito (2016). Especializações em Direito pela UEL - Universidade Estadual de Londrina (2009). Prestou assessoria parlamentar em processos legislativos (Portaria 014-080/2018 Câmara de Sinop - MT) no primeiro período legislativo de 2018 (Gab.5). Atualmente é advogado membro da ASCL (Academia Sinopense de Ciências e Letras). Membro Associado do CONPEDI e com atuação na pesquisa com cadastro no  grupo indexado do CNPQ: Gramatica dos Direitos Fundamentais.

 

 

Anderson Tiago da Silva Lima, Unifasipe/ Campus Sinop

Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Sinop, Unifasipe. Advogado com iniciação científica e Termo de Conclusão de Curso concluído com o título: DA (IN) EFICÁCIA DOS PROPÓSITOS RESSOCIALIZATÓRIOS ATRAVÉS DA INSTITUIÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO, sob orientação do prof Norton Maladonado Dias e coordenação do professor Gabriel Caldas. Com experiência no escritório Tenório & Mores Advocacia.

Gabriel Aparecido Anísio Caldas, Unifasipe/ Campus Sinop

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (2007). Especialista Em direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estatual de Londrina (2008-2009). Mestre pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (2009-2011). Faz doutorado pela UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso. Atualmente atua como Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Fasipe - Rondonópolis e ministra aulas de Direito Civil, além de ser Advogado regularmente inscrito na OAB/SP 273.528 e OAB/MT 21.986.

Downloads

Publicado

2023-02-07

Como Citar

Dias, N. M., Lima, A. T. da S., & Caldas, G. A. A. (2023). DA (IN) EFICÁCIA DOS PROPÓSITOS RESSOCIALIZATÓRIOS ATRAVÉS DA INSTITUIÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 9(2), 1–27. https://doi.org/10.37951/2358-260X.2022v9i2.6231