DANOS AO MEIO AMBIENTE: UMA ANÁLISE JURISPRUDENCIAL SOBRE A RESPONSABILIZAÇÃO DA PESSOA JURÍDICA NO BRASIL

Autores

  • HELENA BEATRIZ DE MOURA BELLE Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Adriana Lima Faquineli Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Alysson Alves Martins Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Ana Marcela de Souza Almeida Universidade Federal de Goiás
  • Anne Elise Kuchnir Carvalho PUC Goiás

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-260X.2022v9i2.6143

Resumo

O Brasil vem experimentando diversos desastres ambientais que prejudicam não só vidas humanas, também devastam sobremaneira o meio ambiente. A maioria desses acidentes é provocada pela ação ou omissão de pessoas atuantes em atividade econômica, pública e/ou privada. A atuação de organizações empresárias está diretamente relacionada a estas ocorrências e são diversas ações judiciais envolvendo a responsabilização de pessoas que resultam no afastamento, ou não, de empresários e administradores de suas operações. Assim, no presente artigo tratou-se de verificar o ordenamento e sua aplicabilidade, em casos reais, envolvendo destruição e o instituto da desconsideração da personalidade jurídica de empresas que cometem crimes ambientais. A produção foi norteada pelo método hipotético dedutivo, metodologia de pesquisa qualitativa e técnicas de estudos em fontes primárias e bibliográficas do direito, o que permitiu análise e interpretação da aplicabilidade, ou não, de ditames legais nesta área tão recorrente. O estudo consentiu inferir que avanço expressivo foi empreendido, todavia, muito ainda há que se resolver, desde a conscientização de indivíduos, até o comprometimento de empresários, empresas e sociedades empresárias, também, notadamente, do poder público, para que, em médio e longo prazos possam se verificar melhorias que impactem na qualidade de vida das pessoas e demais seres deste planeta Terra.

Biografia do Autor

Adriana Lima Faquineli, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Graduanda em Direito, Escola de Direito, Negócios e Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, pesquisadora, monitora, estagiária e integrante da Liga Acadêmica de Acessibilidade ao Direito.

Alysson Alves Martins, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Graduando do Curso de Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, estagiário.

Ana Marcela de Souza Almeida, Universidade Federal de Goiás

Graduanda do Curso Direito pela Universidade Federal de Goiás.

Anne Elise Kuchnir Carvalho, PUC Goiás

Graduanda do Curso de Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Downloads

Publicado

2023-02-07

Como Citar

BELLE, H. B. D. M., Faquineli, A. L., Martins, A. A., Almeida, A. M. de S., & Carvalho, A. E. K. (2023). DANOS AO MEIO AMBIENTE: UMA ANÁLISE JURISPRUDENCIAL SOBRE A RESPONSABILIZAÇÃO DA PESSOA JURÍDICA NO BRASIL. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 9(2), 1–21. https://doi.org/10.37951/2358-260X.2022v9i2.6143