IMPACTO DOS EXERCÍCIOS TERAPEUTICOS E POSSIBILIDADES DE TESTES FUNCIONAIS NA DOENÇA ARTERIAL OBSTRUTIVA PERIFÉRICA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2021v8i2.5918Resumo
A doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) é uma condição crônica que reduz a capacidade funcional, diminui a qualidade de vida e aumenta o risco de morbidade e mortalidade dos indivíduos acometidos. A presente pesquisa trata-se de uma revisão narrativa da literatura que busca realizar um levantamento de artigos que abordem a temática do estudo relacionados à força muscular, testes funcionais e exercícios físicos nos pacientes com DAOP. A busca eletrônica foi realizada entre fevereiro e julho de 2021 nas bases de dados: LILACS e MEDLINE. A literatura aponta que os pacientes acometidos com DAOP apresentam uma grande incapacidade física e alterações fisiológicas que diminuem a força muscular principalmente nos membros inferiores. A partir dos estudos utilizados nesta revisão foi possível observar que o principal sintoma dessa patologia é a claudicação intermitente (CI), que acaba por afetar diretamente as atividades físicas do dia a dia, diversos testes são citados e amplamente aplicados para avaliar o comprometimento da deambulação e da capacidade física dos indivíduos. E em pacientes com CI a prevenção cardiovascular e o treinamento físico são os pilares do manejo, sendo os exercícios físicos supervisionados, exercícios aeróbicos e caminhada recomendados para melhorar o estado funcional, melhorar a capacidade de locomoção e o estado funcional dos pacientes. Diante disso, a fisioterapia se faz necessária, fazendo a adoção de medidas utilizando testes e treinamentos de força que possam mensurar a capacidade funcional e analisar a evolução do paciente, proporcionando uma melhora significativa do desempenho durante suas atividades diárias e melhorando a qualidade de vida e funcionalidade desses indivíduos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.