IMPACTO DA DOR LOMBAR EM GESTANTES E PRINCIPAIS INTERVENÇÕES TERAPÊUTICAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2021v8i2.5913Resumo
O período gestacional é marcado por diversas mudanças morfológicas, biomecânicas e fisiológicas, apesar de ser considerado um evento normal diversos desafios são apresentados a gestante principalmente a lombalgia. Esse estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura que busca realizar um levantamento acerca dos impactos da dor lombar em gestantes e as intervenções terapêuticas utilizadas. A busca eletrônica foi realizada entre junho e julho de 2021 nas bases de dados: PUBMED, LILACS, SCIELO e PEDro. Foram selecionados artigos dentro dos últimos 5 anos, nos idiomas inglês e português, originais, que estivessem disponíveis na íntegra de maneira gratuita, e publicados em periódicos indexados. A dor lombar possui causa multifatorial que limita significativamente diversas atividades de vida diárias de mulheres grávidas. Sua prevalência dentre os estudos foi alta, com destaque para grávidas multíparas, com histórico de dor lombar em gestações anteriores e lombalgia prévia à gravidez. As intervenções terapêuticas encontradas nos artigos foram o pilates, o kinesio taping, a acupuntura e principalmente exercícios físicos de intensidade baixa a moderada. A partir dos estudos identificados nesta revisão foi possível observar que a dor lombar afeta uma parcela significativa de mulheres durante a gestação, que limita as atividades de vida diária e diminui a capacidade funcional e qualidade de vida. De maneira geral, a implementação de atividades físicas e métodos terapêuticos não medicamentosos apresentam-se como possibilidades eficazes de intervenção para esse público com melhora dos sintomas e do bem estar dessas mulheres.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.