Atividade antifúngica e antibacteriana do extrato etanólico floral de Mandevilla pohliana (Stadelm.) A. H. Gentry
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2021v8i1.5625Resumo
Mandevilla pohliana é uma espécie pertencente à família Apocunaceae encontrada em ambientes de Cerrado. Objetivou-se avaliar neste estudo, a ação antifúngica e antibacteriana do extrato etanólico floral de M. pohliana. Flores de M. pohliana foram coletadas e o extrato etanólico produzido por maceração. Em diferentes concentrações de extrato, foram determinadas as atividades antifúngicas sobre o gênero Candida, e antibacterianas sobre Escherichia, Salmonella, Enterococcus, Pseudomonas e Staphylococcus. Foi observada atividade de antibiose apenas para C. guilliermondii com 9-2 mm, para P. aeruginosa com 12-3 mm e para E. faecalis entre 10-3 mm nas maiores concentrações entre 50-500 mg mL-1. O extrato etanólico floral de Mandevilla pohliana demonstrou potencial como agente antifúngico e antibacteriano natural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.