A IMPORTÂNCIA DO MARKETING E DA INOVAÇÃO PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UMA PESQUISA DE CAMPO

Autores

  • Fernanda Hoerlle Hoerlle Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)
  • Rafael Mozart Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-9868.2022v8i1.p1-16

Palavras-chave:

Programa Ali, Radar de Inovação, Inovação, Micro e Pequenas Empresas, MPEs, Indicador de Produtividade

Resumo

O presente artigo analisa como as dimensões de marketing e inovação trabalhadas no projeto Agentes Locais de Inovação (ALI) influenciam no processo de crescimento de dezessete micro e pequenas empresas (MPEs) da região metropolitana de Porto Alegre. Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada com uma abordagem qualitativa e quantitativa e foram analisados os dados referentes à mensuração inicial (T0) e final (TF) do indicador de produtividade e observados os resultados do Radar de Inovação relacionados às principais dimensões trabalhadas junto às MPEs durante o projeto. Para essa análise, foram selecionadas as empresas que focaram em trabalhar melhorias no marketing e na inovação, totalizando, assim, dezessete empresas participantes do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI). Os resultados mostraram que as empresa que trabalharam em inovação tiveram resultados mais positivos, totalizando 67%, em comparação às empresas que trabalharam o marketing, com um total de 37%, refletido no Indicador de produtividade. Também foi observado que 47,5% das empresas conseguiram elevar a média no Radar de Inovação aplicado no projeto nas dimensões de marketing e inovação. Contudo, o número total de empresas estudadas foi pequeno e não representa a realidade de todas as micro e pequenas empresas brasileiras, porém mostra que quando há organização, planejamento, constância e comprometimento com as atividades da empresa como um todo, resultados positivos podem ser observados.

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Publicado

2022-12-16