ANÃLISE DE INDICADORES DE INCUBADORA: UM ESTUDO DE CASO EM MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-9868.2020v6i2.p64-74Palavras-chave:
incubadora; empreendedorismo; indicadoresResumo
As incubadoras de empresa se prestam a muitas atividades e ações para fomentar o empreendedorismo; e, para tanto, oferecem espaço físico, qualificação de pessoal, recursos estruturais, apoio em pesquisas de mercado, definição/enquadramento jurídico, segmentação de clientes, definição/prototipação de produto, gestão financeira, dentre outros. Ou seja, há um ecossistema para viabilizar o desenvolvimento de empresas que ali desejam iniciar suas atividades. Porém, há casos onde o ecossistema ofertado não se traduziu em bons resultados, mesmo em incubadoras de empresas. Por bons resultados se entende empresas graduadas, por exemplo. Logo, a realidade de um ecossistema (não tão) empreendedor é o tema principal neste artigo. O objetivo aqui foi descrever as gestões e os resultados obtidos em uma incubadora de empresas situada em Ouro Preto (Minas Gerais). Para tal objetivo, valeu-se de um estudo de caso como metodologia que analisou os dados de doze anos de funcionamento da incubadora pesquisada. Valeu-se do acesso aos documentos, arquivos, e registros da incubadora e também de entrevista com os quatro gestores que passaram pela sua administração. Por fim, vale destacar que os resultados da pesquisa apontaram a existência de duas empresas ali graduadas, orçamentos a quem das possibilidades, e somente um funcionário alocado para aquela instituição. Ou seja, números (muito) aquém da realidade das incubadoras brasileiras, ou mesmo da realidade das incubadoras no estado de Minas Gerais.