DAS RELAÇÕES HUMANAS A IMPORTÂNCIA DO FATOR HUMANO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-9868.2006v0i3.p59-77Resumo
Este artigo tem como objetivo demonstrar teoricamente os avanços da Administração em relação ao Ser Humano e
sua capacidade de manter relacionamentos informais dentro das organizações e como as organizações, por sua vez,
formalmente, influenciam as relações humanas. Da Experiência de Hawthorne aos pensamentos de Peter Drucker se irá percorrer os caminhos que a Administração de Recursos Humanos vem trilhando nas Instituições de Ensino
Superior (IES). Questão como se a Administração de Recursos Humanos nas IES vem trabalhando de maneira especial com os docentes de ensino superior – sujeitos principais deste estudo – é uma problemática científica que não se cansa de trazer dúvidas. Nota-se que as IES deveriam ser exemplos de organizações que utilizassem a área de Recursos Humanos com maestria, mas infelizmente ainda deixam a desejar, se esquecendo, as vezes, que o Docente é um fator humano, especialíssimo, dotado de muitas qualidades imprescindíveis para a excelência do ensino superior nas suas três dimensões: ensino, pesquisa e extensão.