MARKETING DE RELACIONAMENTO EM SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS

Autores

  • Soffia Raquel Ferreira Vilela
  • Ieso Costa Marques

DOI:

https://doi.org/10.29246/2358-9868.2018v4i2.p29-48

Palavras-chave:

Marketing de relacionamento, odontologia, serviços odontológicos

Resumo

O mercado da prestação de serviços odontológicos tem se tornado cada vez mais competitivo devido à grande quantidade de profissionais e clínicas em funcionamento no Brasil. Para se destacar neste mercado, é preciso estabelecer diferenciais de tratamento e relacionamento com o paciente. Nesse sentido, o marketing de relacionamento pode colaborar para que haja personalização do atendimento, demonstrando uma prestação de serviço de excelência, fidelizando e aprofundando a relação com o paciente. A partir da pesquisa de campo utilizando a ferramenta de questionário on-line Survey Monkey, o presente artigo procurou responder ao seguinte problema de pesquisa: Até que ponto a utilização do marketing de relacionamento pode colaborar com o sucesso das empresas que prestam serviços odontológicos? O objetivo geral deste trabalho foi compreender os fatores críticos que podem contribuir para o sucesso de uma clínica de prestação de serviços odontológicos. E como objetivos específicos: compreender a relação entre a evolução do marketing nível 1.0 ao 3.0, as demandas atuais e sua relação com o marketing de relacionamento em serviços; identificar os fatores mais relevantes para a fidelização de clientes que buscam por serviços odontológicos; e levantar a frequência e os critérios utilizados pelos pacientes a buscarem uma clínica odontológica. O resultado da pesquisa indicou que a aplicação do marketing de relacionamento pode ser de grande importância na fidelização do cliente. Isso é demonstrado nas respostas recebidas, posto que os principais aspectos encontrados nos resultados mostram que características não concernentes à parte técnica da Odontologia, como a confiança transmitida pelo profissional, qualidade em geral, formas de pagamento flexíveis, são pontos altamente considerados pelo paciente na escolha e retorno ao mesmo profissional e/ou clínica odontológica.

Biografia do Autor

Soffia Raquel Ferreira Vilela

O mercado da prestação de serviços odontológicos tem se tornado cada vez mais competitivo devido à grande quantidade de profissionais e clínicas em funcionamento no Brasil. Para se destacar neste mercado, é preciso estabelecer diferenciais de tratamento e relacionamento com o paciente. Nesse sentido, o marketing de relacionamento pode colaborar para que haja personalização do atendimento, demonstrando uma prestação de serviço de excelência, fidelizando e aprofundando a relação com o paciente. A partir da pesquisa de campo utilizando a ferramenta de questionário on-line Survey Monkey, o presente artigo procurou responder ao seguinte problema de pesquisa: Até que ponto a utilização do marketing de relacionamento pode colaborar com o sucesso das empresas que prestam serviços odontológicos? O objetivo geral deste trabalho foi compreender os fatores críticos que podem contribuir para o sucesso de uma clínica de prestação de serviços odontológicos. E como objetivos específicos: compreender a relação entre a evolução do marketing nível 1.0 ao 3.0, as demandas atuais e sua relação com o marketing de relacionamento em serviços; identificar os fatores mais relevantes para a fidelização de clientes que buscam por serviços odontológicos; e levantar a frequência e os critérios utilizados pelos pacientes a buscarem uma clínica odontológica. O resultado da pesquisa indicou que a aplicação do marketing de relacionamento pode ser de grande importância na fidelização do cliente. Isso é demonstrado nas respostas recebidas, posto que os principais aspectos encontrados nos resultados mostram que características não concernentes à parte técnica da Odontologia, como a confiança transmitida pelo profissional, qualidade em geral, formas de pagamento flexíveis, são pontos altamente considerados pelo paciente na escolha e retorno ao mesmo profissional e/ou clínica odontológica.

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Publicado

2018-10-01