PRÁTICAS DE ENDOMARKETING: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA SUCROENERGÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-9868.2018v4i1.p13-37Resumo
O presente artigo descreve um estudo de caso observado em uma organização industrial do setor sucroenergético localizada na cidade de Goianésia - Go. O objetivo geral da pesquisa foi diagnosticar aspectos gerenciais relevantes quanto ao programa de endomarketing implementado pela empresa. Como objetivos específicos o estudo buscou compreender o perfil dos colaboradores da organização, o nível de conhecimento quanto as políticas de endomarketing; e de forma indireta a pesquisa também objetivou diagnosticar possíveis reflexos decorrentes das práticas de endomarketing existentes, segundo a percepção dos colaboradores. O estudo é o resultado de uma pesquisa do tipo estudo de caso, com caráter descritivo, focada em fatos, comportamentos e situações coletados em campo. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado em 84 colaboradores dos setores administrativo, industrial e de manutenção. Os questionários foram respondidos durante o trajeto dos colaboradores para o trabalho. A confirmação da existência, ou não, do programa de endomarketing se deu de forma indireta através de uma análise que demonstra se a empresa desenvolve práticas e ações para a implantação do programa.