TIPOLOGIA DO MARKETING 3.0 EM EMPRESAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-9868.2016v1i2.p40-60Resumo
RESUMO: O mundo 3.0 é marcado por inovações tecnológicas, visões de mundo e maior entendimento nas áreas do conhecimento. Através desta evolução, o conceito de marketing 3.0 surgiu e hoje marca empresas e grandes corporações que seguem sua metodologia garantindo assim, sua presença única no mercado global. O objetivo da pesquisa foi identificar, entre as empresas consideradas como as mais sustentáveis, de que maneira elas se enquadram na tipologia de empresas inovadoras na perspectiva do marketing 3.0: propagadora, investidora e inovadora. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, documental com análise de conteúdo. As empresas utilizadas para a pesquisa foram as 5 empresas brasileiras listadas no ranking das 100 maiores empresas sustentáveis de acordo com a Corporate Knights, sendo elas: Banco do Brasil, Vale S.A, Natura, Cemig e Grupo Pão de Açúcar. Os resultados indicaram que o Banco do Brasil possui características investidora e propagadora, a Vale inovadora e investidora, a Natura propagadora e inovadora, a Cemig e o Grupo Pão de Açúcar possuem características inovadora, propagadora e investidora.
Palavras-chave: Mundo 3.0, marketing 3.0, meio ambiente.
ABSTRACT: The 3.0 world is marked by technological innovations, visions of the world and a more understanding about the knowledge himself. Through this evolution, the main concept about 3.0 marketing was created, and today marks companies and major corporations which follow your methodology, ensuring your unique presence in the global market. The main objective of the research was the identification of the most sustainable companies in the main concept about the 3.0 methodology, their behavior in the market as well the perspective of the 3.0 marketing in: propagator, investidor and innovative. A research involving quantities and documentary analysis. The 5 Brazilian companies used in the research and listed in the rank of the 100 most sustainable companies in the world according to the Corporate Knights was: Banco do Brasil, Vale S.A, Natura, Cemig and Grupo Pão de Açúcar.The final results demonstrated that: Banco do Brasil has investidor and propagator traits, the Vale innovative and investidor, the Natura propagator and innovative, and Cemig in conjunction with Pão de Açúcar innovative, propagator and investidor.
Key words: 3.0 world, 3.0 marketing, environment.