Acompanhamento odontológico de 16 anos de um paciente com TEA e outras comorbidades: um relato de caso

Acompanhamento odontológico de 16 anos de um paciente com TEA e outras comorbidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37951/2317-2835.2022v27i1.p20-28

Resumo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o acesso à saúde é desigualmente distribuído, sendo esse contexto agravado para pessoas com deficiência (PcD), entre os quais é alta a prevalência de doenças crônicas. O Transtorno do Espectro Autista é caracterizado por dificuldades persistentes na comunicação e interação social em diversos contextos, como déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação utilizados na interação entre indivíduos e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos. Tratamentos odontológicos e medidas de prevenção em saúde bucal para estes pacientes é um desafio na prática clínica do cirurgião-dentista. O objetivo deste relato de caso foi descrever o acompanhamento odontológico de um paciente com Transtorno do Espectro do Autismo e outras comorbidades por um período de 16 anos na clínica de atendimento odontológico ao paciente com necessidades especiais da Faculdade de Odontologia da UFRGS.  De 2005 a 2019, realizaram-se procedimentos odontológicos, incluindo medidas preventivas, restaurações, endodontia e exodontias, preservando sempre os cuidados pertinentes a sua condição sistêmica e seu comportamento de difícil gestão, proporcionando-lhe um benefício emocional positivo através de estímulos constantes, inclusão gradual do paciente no ambiente odontológico associado as atividades de reforço positivo, respeitando as suas limitações. Pode-se concluir que o atendimento odontológico humanizado e individualizado com técnica de gestão comportamental de reforço positivo com apoio familiar realizado no paciente com TEA foi fundamental para o seu sucesso, permitindo realizar o tratamento necessário e motivando o cuidado permanente com sua saúde bucal.

 

Biografia do Autor

Ana Rita Vianna Potrich, Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Cirurgiã-Dentista da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Volmar Brustolin Junior, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Acadêmico do Curso de Odontologia, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Maitê Teixeira, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Acadêmica do Curso de Odontologia, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mariana Potrich, assistência social da APAE Unidade Dr. Joao Alfredo de Azevedo

Psicóloga responsável técnica das Áreas de saúde e assistência social  da APAE ,  Unidade Dr. Joao Alfredo de Azevedo, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Daiana Back Gouvêa, Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cirurgiã-Dentista da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-04-11

Edição

Seção

RELATO DE CASO CLÍNICO