ANÁLISE DA FREQUÊNCIA DE DEFEITOS MORFOLÓGICOS PRODUZIDOS NA SUPERFÍCIE ATIVA DE INSTRUMENTOS BIORACE E PROTAPER NEXT APÓS REPETIDOS USOS

Autores

  • Helder Fernandes de Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Mônica Misaé Endo
  • Ângela Patrícia Fernandes Tavares
  • Carlos Delfino de Borba Filho
  • Noyha Bueno
  • Victor Carvalho Castro
  • Naira Geovana Camilo
  • Orlando Aguirre Guedes

DOI:

https://doi.org/10.37951/2317-2835.2021v26i1.p85-93

Resumo

Analisar a frequência de defeitos morfológicos produzidos na superfície ativa de diferentes instrumentos Biorace e Protaper Next após repetidos usos por meio da microscopia eletrônica de varredura (MEV). Trinta réplicas de molares inferiores prototipados foram aleatoriamente distribuídos em dois grupos (n=15) conforme o sistema rotatório utilizado: G1. Biorace®; G2. Protaper Next®. Para instrumentação dos canais foram utilizados 01 jogo de cada sistema totalizando 15 usos. Após o preparo, todos os instrumentos foram lavados em cuba ultrassônica e posteriormente analisados em imagens de MEV de imagens de 50x e 1000x para visualizar alterações morfológicas quanto à presença de embotamento das bordas, ranhuras, microcavidades e trincas. Para determinação dos defeitos na superfície do instrumento, dividiu-se a parte ativa em 14 partes considerando os dois lados nominadas seguimentos de 1 ao 7. As frequências dos defeitos encontrados para cada segmento dos instrumentos de cada grupo foram cruzadas com os dados do número do instrumento por meio do teste do Qui-quadrado. Quanto a frequência dos defeitos, não houve diferença na comparação entre os instrumentos de cada sistema. Na comparação entre os grupos Biorace® e Protaper Next® houve diferença (p<0,05). A frequência relativa (%) dos defeitos morfológicos revelou um maior índice de defeitos para o Protaper Next® (85,7%), seguido e Biorace® (61,9%). Todos os instrumentos dos grupos analisados apresentaram defeitos na superfície ativa superfície ativa após os repetidos usos.

Biografia do Autor

Helder Fernandes de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Graduou-se em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás no ano de 2004, e especializou-se em Endodontia pela Associação Brasileira de Odontologia - Seção Goiás no ano de 2009. Concluiu o curso de Mestrado em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás no ano de 2012. Tem experiência na área de Odontologia com ênfase em Endodontia. É professor do curso de Especialização em Endodontia da Associação Brasileira de Odontologia - Seção Goiás e da Disciplina de Estágio I - Emergência e Endodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás. Pesquisador integrante do Laboratório de Biologia Oral da FO-UFG. Atualmente é Doutorando em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás/UFG. Professor Adjunto das Disciplinas Endodontia I e II na UniEvangélica Centro Universitário.

Downloads

Publicado

2021-12-15