Conhecimento de estudantes de 9 a 12 anos do CEF GAN, Asa Norte-DF, sobre trauma dental, após atividade educativa

  • Larissa Ribeiro Silva Universidade de Brasília - UnB
  • Isabela Fernandes Ferreira
  • Paulo Sedlaceck UNESP Araçatuba
  • Fernanda Cristina Pimentel Garcia Universidade de Brasília - UnB
  • Adriano de Almeida Lima Universidade de Brasília - UnB
  • Liliana Vicente Melo de Lucas Rezende Universidade de Brasília - UnB

Resumo

Introdução: O traumatismo dentário encontra-se entre os principais agravos de saúde bucal em todo o mundo, juntamente com a doença cárie e o câncer bucal. Dentre todas as lesões causadas, a avulsão dental é a mais crítica, pois ocorre o deslocamento completo do dente do seu alvéolo de origem e o sucesso do tratamento mostra-se vinculado à vários fatores, tais como período extra alveolar, meio de armazenamento do dente e o tipo de reimplante. A disseminação do conhecimento, entre as populações alvo, é um meio de se prevenir os traumas dentários e minimizar suas consequências. Objetivo: Avaliar o conhecimento dos estudantes do ensino fundamental sobre trauma dental. Metodologia: Assim, foi avaliado o conhecimento sobre avulsão e reimplante dentários de estudantes com idade entre 9 a 12 anos, por meio de um questionário. Em seguida, os estudantes participaram de uma atividade educativa (jogo da memória) sobre o tema e, após, responderam o questionário novamente. Resultados: Observou-se, a partir de uma análise descritiva, que os resultados foram mais favoráveis às respostas depois da atividade educativa apresentando mais acertos (M=60,45; DP=14,92) em comparação às respostas obtidas antes da mesma (M=50,68; DP=11,06). Conclusão: Os resultados obtidos permitiram concluir que as atividades educativas com estudantes de 9 a 12 anos de idade são necessárias e permitem aumentar o nível de conhecimento sobre avulsão e reimplantes dentários.

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[Dissertação- Mestrado na Área de Concentração em Clínica
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UNESP; 2013.
Publicado
2017-11-30